App de telefone do Google ganha verificação de chamadas
Função de verificação de chamadas do Google Phone (Telefone) informa nome da empresa, número e razão da chamada
Função de verificação de chamadas do Google Phone (Telefone) informa nome da empresa, número e razão da chamada
O Google anunciou nesta terça-feira (8) uma função de verificação de chamadas para o Google Phone (chamado apenas de Telefone no Brasil), aplicativo para ligações que está disponível em celulares da linha Pixel e naqueles integrados ao programa Android One, por exemplo.
A ideia é permitir que o usuário identifique rapidamente qual empresa está ligando para o seu telefone. Para tanto, o app mostrará nome da companhia, logotipo, número e a razão da chamada, além de uma selo de verificação que atesta que a ligação está mesmo sendo realizada pela empresa indicada.
Se você frequentemente recebe ligações de telemarketing ou de empresas de cobrança que procuram por desconhecidos, pode imaginar que as chamadas verificadas são úteis para coibir esse tipo de spam. E são mesmo. Mas vai além disso.
Como o recurso faz o Google Phone informar o motivo da chamada, fica fácil para o usuário identificar uma ligação que realmente deve ser atendida. O Google dá um exemplo: uma ligação do banco informando sobre uma possível transação fraudulenta.
O recurso vem sendo testado há algum tempo e logo nos primeiros resultados o Google percebeu que as informações exibidas aumentam as chances de a ligação ser atendida, o que pode beneficiar as próprias empresas.
Pudera: a quantidade de spam que recebemos hoje é tão grande que o comportamento padrão de muita gente consiste simplesmente em rejeitar chamadas de números desconhecidos. Sabendo qual a origem e a razão da ligação, esse cuidado não precisa ser tão exacerbado.
Infelizmente, esse é o tipo de recurso que não pode ser implementado do dia para noite, afinal, o Google precisa constituir uma base de dados para a verificação de chamadas em cada mercado em que atua. A boa notícia é que a função está sendo liberada aos poucos em países como Estados Unidos, México, Espanha, Índia e, olha só, Brasil.
Como já dito, o aplicativo Google Phone (Telefone) já está disponível em celulares da linha Pixel, bem como naqueles ligados ao programa Android One. Mas, de acordo com o Google, a ferramenta vai ser liberada para mais aparelhos a partir desta semana.
Um detalhe interessante é que a verificação de chamadas não é o único recurso que está chegando ao app: o Google também vem preparando uma função de gravação de ligações.