App de telefone do Google ganha verificação de chamadas

Função de verificação de chamadas do Google Phone (Telefone) informa nome da empresa, número e razão da chamada

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Phone - verificação de chamadas

O Google anunciou nesta terça-feira (8) uma função de verificação de chamadas para o Google Phone (chamado apenas de Telefone no Brasil), aplicativo para ligações que está disponível em celulares da linha Pixel e naqueles integrados ao programa Android One, por exemplo.

A ideia é permitir que o usuário identifique rapidamente qual empresa está ligando para o seu telefone. Para tanto, o app mostrará nome da companhia, logotipo, número e a razão da chamada, além de uma selo de verificação que atesta que a ligação está mesmo sendo realizada pela empresa indicada.

Se você frequentemente recebe ligações de telemarketing ou de empresas de cobrança que procuram por desconhecidos, pode imaginar que as chamadas verificadas são úteis para coibir esse tipo de spam. E são mesmo. Mas vai além disso.

Como o recurso faz o Google Phone informar o motivo da chamada, fica fácil para o usuário identificar uma ligação que realmente deve ser atendida. O Google dá um exemplo: uma ligação do banco informando sobre uma possível transação fraudulenta.

O recurso vem sendo testado há algum tempo e logo nos primeiros resultados o Google percebeu que as informações exibidas aumentam as chances de a ligação ser atendida, o que pode beneficiar as próprias empresas.

Pudera: a quantidade de spam que recebemos hoje é tão grande que o comportamento padrão de muita gente consiste simplesmente em rejeitar chamadas de números desconhecidos. Sabendo qual a origem e a razão da ligação, esse cuidado não precisa ser tão exacerbado.

Google Phone - verificação de chamadas

Infelizmente, esse é o tipo de recurso que não pode ser implementado do dia para noite, afinal, o Google precisa constituir uma base de dados para a verificação de chamadas em cada mercado em que atua. A boa notícia é que a função está sendo liberada aos poucos em países como Estados Unidos, México, Espanha, Índia e, olha só, Brasil.

Como já dito, o aplicativo Google Phone (Telefone) já está disponível em celulares da linha Pixel, bem como naqueles ligados ao programa Android One. Mas, de acordo com o Google, a ferramenta vai ser liberada para mais aparelhos a partir desta semana.

Um detalhe interessante é que a verificação de chamadas não é o único recurso que está chegando ao app: o Google também vem preparando uma função de gravação de ligações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados