App do Nubank vai bloquear ligações de golpe do falso call center

Nubank lança Alô Protegido, ferramenta que detecta automaticamente ligações "camufladas" com número do call center da empresa

Giovanni Santa Rosa
Por
Ilustração do Nubank na tela de celular
Nubank no celular (Imagem: Divulgação/Nubank)

Se você acompanha as notícias, deve saber que toda hora surge um golpe novo. O Nubank vai ajudar seus clientes a não cair em uma dessas ciladas. O aplicativo do banco vai contar com o Alô Protegido, ferramenta para bloquear ligações de criminosos se passando pela central de atendimento da empresa. O anúncio ocorreu hoje.

A ferramenta está disponível no app do Nubank para Android — nada de iOS por enquanto. Quando ela é ativada, o aparelho passa a bloquear chamadas de linhas “camufladas” com o número da central da empresa.

Nos últimos anos, um golpe relativamente que se tornou relativamente comum é o do falso call center. Os criminosos usam spoofing para esconder seu número real atrás de um número legítimo, como o de um serviço de atendimento ao cliente (SAC). Assim, conquistam a confiança da vítima, levando-a a compartilhar senhas ou fazer movimentações financeiras.

Para ativar o Alô Protegido, é só seguir estes passos:

  1. Abra o app do Nubank.
  2. Vá até o menu “Segurança”.
  3. Toque em “Alô Protegido” e, em seguida, no botão para ativar.
  4. Aperte “Permitir” para autorizar o app do Nubank a gerenciar suas chamadas.

O Nubank diz ser a primeira empresa financeira do mundo a oferecer um recurso deste tipo. “Queremos ir além das campanhas educacionais e trazer uma solução eficaz para combater chamadas fraudulentas e proteger ainda mais nossos clientes”, diz Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia da empresa.

GIF com o caminho para ativar o Alô Protegido no app do Nubank
Como ativar o Alô Protegido (Imagem: Divulgação/Nubank)

Nubank tem outras ferramentas contra golpes

A proteção foi anunciada nesta segunda-feira (13), como parte de uma campanha chamada “#PareceMasNãoÉoNubank”. A iniciativa visa alertar para tentativas de golpes em que os criminosos fingem ser do banco.

Além disso, o Nubank alerta que não pede para seus clientes baixarem aplicativos, realizarem transferências ou trocarem senhas. A empresa recomenda que, em caso de uma ligação recebida dizendo ser do banco, o usuário desligue a chamada e entre em contato pelos canais oficiais de atendimento.

Nos últimos anos, clientes do Nubank usaram as redes sociais para relatar diferentes tipos de golpes e fraudes. Os casos eram dos mais variados, incluindo movimentações indevidas na conta depois do roubo do celular, sites falsos que pediam selfies e criminosos se passando por funcionários.

A empresa tomou algumas medidas para tentar proteger os clientes. Uma delas é o SOS Nu, área do aplicativo com instruções sobre o que fazer em casos de fraudes. Outra ferramenta é o Modo Rua, que ativa proteções extras quando o aparelho está fora de um endereço cadastrado.

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados