Apple avisa que iPhone 13 e novos iPads devem ter estoque limitado

Tim Cook e Luca Maestri explicaram como a escassez de chips pode afetar a produção de novos iPhones e iPads em 2021; lançamento ainda é esperado para setembro

Ana Marques
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
iPhone 12 Pro Max usa Deep Fusion para melhorar qualidade das fotos (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Apple divulgou seu balanço financeiro para o terceiro trimestre fiscal na última terça-feira (28), e aproveitou para alertar investidores e a indústria sobre o impacto da escassez de chips em sua produção da linha iPhone 13 e dos próximos iPads, a serem revelados na segunda metade deste ano.

Em 2020, a Apple teve que atrasar o lançamento do iPhone 12 devido à pandemia — o que nos levou a conhecer o modelo apenas algumas semanas depois do calendário tradicional, em outubro.

Agora, a empresa não chegou a mencionar atrasos no lançamento, mas apesar de provavelmente manter seu cronograma habitual, a escassez que afeta os suprimentos para produção de iPhones e iPads pode resultar em um estoque limitado de novos produtos.

“A expectativa é de que as restrições de oferta durante o trimestre de setembro sejam maiores do que as experimentadas durante o trimestre de junho. As restrições afetarão principalmente o iPhone e o iPad ”, disse o CFO da Apple, Luca Maestri, durante teleconferência de resultados.

Já o CEO da Apple, Tim Cook, diz que a companhia tende a ser menos afetada do que outras empresas, por estar usando designs de chips mais avançados, mas que, ainda assim, a gigante de Cupertino enfrenta alguns desafios da escassez.

Apple prevê crescimento, apesar da escassez

Apesar dos possíveis problemas com restrições na indústria de semicondutores, a Apple disse a investidores que ainda espera um crescimento “de dois dígitos” durante o próximo trimestre, ainda que menor do que os 36% visto recentemente.

Vale lembrar que no segundo trimestre fiscal, a companhia esperava que a escassez custasse cerca de US$ 3 bilhões ou US$ 4 bilhões em receita, considerando iPads e Macs, entretanto, o impacto acabou sendo menor do que o previsto.

Tim Cook disse que apesar da queda em preços de componentes, a Apple ainda está gastando mais do que gostaria em frete devido às restrições da pandemia, e reforçou ainda que a empresa está mantendo a cautela para mitigar ao máximo os impactos em todos os setores.

Com informações: CNET e 9To5Mac.

Relacionados

Escrito por

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.