Apple se desculpa por ouvir gravações e promete melhorar privacidade da Siri

Em comunicado, a Apple afirmou que seus funcionários só analisarão áudios com a autorização dos usuários

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Siri no iPhone

Quase um mês após uma reportagem do Guardian revelar que funcionários eram pagos para ouvir as gravações da Siri, a Apple anunciou quais medidas tomará para melhorar sua assistente. A empresa também se desculpou pela prática que, segundo ela, não seguia os seus princípios.

A Apple afirma que após suspender a escuta dos áudios fez uma “revisão cuidadosa” de suas práticas e políticas. “Percebemos que não estamos cumprindo plenamente nossos altos ideais e, por isso, pedimos desculpas”, afirmou a empresa.

“Como anunciamos anteriormente, suspendemos o programa de classificação da Siri. Planejamos retomar mais tarde, no outono [do hemisfério norte, entre setembro e dezembro], quando as atualizações de software forem lançadas para nossos usuários”, continuou.

Segundo a empresa, a análise da Siri por funcionários terá algumas mudanças antes de ser retomada. A partir de agora, a empresa descartará os áudios por padrão e usará transcrições geradas por computador para melhorar a assistente.

As gravações só serão analisadas por humanos se houver a autorização dos usuários, que terão a opção cancelar a prática a qualquer instante. “Esperamos que muitas pessoas escolham ajudar a Siri a melhorar, sabendo que a Apple respeita seus dados e possui fortes controles de privacidade”, afirmou a companhia.

Por fim, apenas funcionários da Apple terão acesso aos áudios liberados com a permissão dos usuários. A equipe será orientada a excluir as gravações que foram feitas acidentalmente pela Siri.

A análise de gravações da Siri foi suspensa no final de julho pela Apple, que contava com ao menos 300 funcionários terceirizados na Irlanda para realizar a tarefa. Eles foram demitidos na semana passada e criticaram a postura da empresa nesse caso.

“A Apple, recrutando por meio de empresas terceirizadas na Irlanda, não assume absolutamente nenhuma responsabilidade no emprego de prestadores de serviços e em seu tratamento no trabalho”, afirmou um dos funcionários ao Guardian.

“Eles fazem o que querem e, quando terminam seu projeto ou estragam tudo (como o que aconteceu), pedem à sua empresa para deixar você ir, o que ela faz”, afirma. A Apple deve retomar a análise de áudios da Siri por funcionários a partir de uma atualização do iOS, esperada para outubro.

Com informações: Apple, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados