Apple iOS 13.5 agiliza desbloqueio com máscara no iPhone
iOS 13.5 e iPadOS 13.5 pulam Face ID caso o iPhone ou iPad Pro detecte que você está usando máscara devido à COVID-19
iOS 13.5 e iPadOS 13.5 pulam Face ID caso o iPhone ou iPad Pro detecte que você está usando máscara devido à COVID-19
A Apple lançou nesta quarta-feira (20) o iOS 13.5, que inclui a nova API de Notificação de Exposição desenvolvida em conjunto com o Google. Além disso, o sistema pula o Face ID caso o iPhone detecte que você está usando máscara para evitar o contágio da COVID-19; isso também vale para o novo iPadOS 13.5 no iPad.
Quem possui um iPhone X, XR, XS ou 11 precisa fazer desbloqueio através do Face ID, algo mais complicado se você estiver usando máscara. Antes, ao arrastar a barra inferior para cima, o aparelho tentava reconhecer o rosto, não conseguia e então mostrava o teclado para digitar a senha.
Agora, o Face ID vai detectar se você está usando máscara e vai cancelar a tentativa de desbloqueio facial, mostrando o teclado mais rápido. O mesmo vale para o iPad Pro, que também conta com esse tipo de biometria.
No iOS 13.5 e iPadOS 13.5, o FaceTime em grupo permite desativar o recurso “proeminência automática” nas chamadas de vídeo, que amplia automaticamente o bloco da pessoa que está falando. Em vez disso, todos os participantes ficam com o mesmo tamanho na tela, e é possível ampliar um deles ao tocar.
A atualização também corrige duas vulnerabilidades: uma delas, no aplicativo Mail, permitia que um invasor infectasse remotamente um dispositivo iOS enviando um e-mail com código malicioso. A outra falha de segurança estava relacionada a execução remota de código.
E como falamos por aqui, o iOS 13.5 traz a API de Notificação de Exposição para ser usada por apps de órgãos de saúde pública. Essa tecnologia permitirá saber se você esteve próximo a uma pessoa diagnosticada com COVID-19. O iPadOS não recebeu essa API.
Com informações: MacRumors.