Asus anuncia ZenBook 13, 14 e 15 com bordas muito finas na tela
ZenBook 13 e ZenBook 14 vêm com NumberPad, um teclado numérico embutido no trackpad; ZenBook 15 tem GeForce GTX 1050
ZenBook 13 e ZenBook 14 vêm com NumberPad, um teclado numérico embutido no trackpad; ZenBook 15 tem GeForce GTX 1050
A Asus anunciou três novos notebooks na feira IFA 2018, e seu destaque fica para as telas com bordas mínimas, que ocupam até 95% da parte frontal. O ZenBook 13 e ZenBook 14 possuem touchpad com teclado numérico embutido; há ainda o ZenBook 15. Todos vêm com processadores Whiskey Lake da Intel.
O ZenBook 13 é o laptop de 13 polegadas mais compacto do mundo, segundo a Asus. Ele consegue isso graças às bordas extremamente finas na tela: 2,8 mm nos lados esquerdo e direito, 3,3 mm na parte inferior e 5,9 mm na parte superior, onde ficam a webcam e duas câmeras infravermelho para login via Windows Hello.
A tela é Full-HD com proporção 16:9, com antirreflexo opcional. Por dentro, temos um processador Intel da nova geração Whiskey Lake (até Core i7-8565U), chip gráfico GeForce MX150, até 16 GB de RAM, e SSD de até 1 TB.
O trackpad de vidro possui um teclado numérico embutido. Você ativa o NumberPad tocando no botão superior direito; aparecem as teclas retroiluminadas que, segundo a Asus, não ficam aparentes quando o recurso está desligado. Você pode deslizar o cursor enquanto o NumberPad estiver ativo, e tocar nos números para digitá-los.
A dobradiça ErgoLift levanta a parte traseira do teclado em alguns graus e rebaixa a tela um pouco, para digitar de forma mais confortável. O teclado é retroiluminado. O corpo é feito de metal, com o design circular concêntrico da Asus; e tem certificação militar de resistência (MIL-STD-810G).
Fora isso, temos alto-falantes estéreo com certificação Harman Kardon; uma porta USB 3.1 tradicional (que pode carregar a bateria do laptop), duas portas USB-A, uma porta HDMI, e um conector de fone de ouvido. O leitor de cartões de memória é compatível apenas com microSD, não com SD padrão.
O ZenBook 14 tem as mesmas especificações, bordas finas na tela de 14 polegadas, e NumberPad embutido. A quantidade e tipo de portas são iguais. A bateria também promete durar até 14 horas.
Enquanto isso, há algumas diferenças no ZenBook 15. Ele possui design Max-Q da Nvidia, para acomodar o chip gráfico GeForce GTX 1050 com 2GB ou 4GB de VRAM GDDR5.
Há uma opção de tela 4K, em vez de Full-HD no modelo mais básico — sempre com bordas muito finas. O leitor de cartão é compatível com SD e microSD, e há uma saída DisplayPort via USB-C.
A bateria é maior, prometendo durar até 16 horas. Ah, e como ele tem um teclado numérico físico, você não encontrará o NumberPad por aqui.
A Asus começa a vender o ZenBook 13, ZenBook 14 e ZenBook 15 a partir de outubro, com preços começando em US$ 899 nos EUA.