Audiência da FTC confirma que Microsoft quer levar Windows para a nuvem

Vazamentos e mudança em seus serviços indicavam que a Microsoft tem planos de transformar o Windows em um sistema operacional baseado na nuvem

Felipe Freitas
Por
Notebook com Windows 11 e Menu Iniciar aberto (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Windows 11 na nuvem está nos planos da Microsoft (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Durante a audiência sobre a fusão entre Activision e Microsoft, foi revelado um documento confirmando os planos da empresa de Bill Gates para transformar o Windows em um sistema operacional baseado na nuvem. A informação veio de uma apresentação confidencial da Big Tech, que acabou vazada nas últimas horas.

Todavia, não há muita surpresa em relação aos planos da empresa. Há um bom tempo a Microsoft está desenvolvendo serviços baseado na nuvem e dependentes de conexão com internet. Por exemplo, a companhia de Redmond possui um Windows 365, cloud PC para empresa e anunciou vagas de empregos para o desenvolvimento da versão desse serviço para consumidores.

Windows 11 na nuvem será diferente de cloud PC Windows 365

Enquanto o Windows 365 é um cloud PC para empresas, permitindo que funcionários acessem um computador através de Mac, Linux ou outro dispositivo Windows, a ideia do Windows 11 na nuvem é baratear o acesso ao sistema operacional.

Com uma versão baseada em cloud computing, os usuários e as fabricantes de notebooks e desktops economizarão na licença, já que é provável que o Windows 365 para consumidores seja um serviço de assinatura — não comprado uma única vez.

Apresentação da Microsoft mostra que a empresa quer levar o Windows 11 para a nuvem (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Apresentação da Microsoft mostra que a empresa quer levar o Windows 11 para a nuvem (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Outro fator que reforça essa ideia é a mudança de marca do pacote Office para Microsoft 365, refletindo o seu foco em serviços de assinatura e encerramento das vendas de licenças físicas. Você até pode encontrar o pacote em versões físicas ou compra única, mas a Microsoft está empurrando a versão por assinatura quando você acessa o site do Windows 365.

“Por tabela”, o Windows 11 na nuvem também barateará os dispositivos. Por ser executado na nuvem, os laptops e PCs de mesa não necessitarão de hardwares potentes — e nem do TPM 2.0. As fabricantes de computadores poderão lançar produtos com hardwares básicos, entregando o desempenho “mínimo” para rodar o launcher do Windows — e claro, um bom Wi-Fi.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados