Biden exige criação de diretrizes de segurança para inteligência artificial
Documento propõe regras de proteção do uso da tecnologia, de dados de privacidade e expõe preocupação com mercado de trabalho diante da IA
Documento propõe regras de proteção do uso da tecnologia, de dados de privacidade e expõe preocupação com mercado de trabalho diante da IA
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden emitiu uma ordem executiva para a elaboração de diretrizes de segurança de IA generativas. O pedido é um importante passo no controle do uso da tecnologia.
Conforme as informações, agências governamentais criarão regras de proteção e melhores práticas para o uso dos modelos de IA. As diretrizes também impõem padrões contra o uso da tecnologia no desenvolvimento de materiais biológicos e de programas avançados de segurança cibernética.
A princípio, a ordem executiva de Joe Biden tem oito objetivos:
O pedido coloca o Instituto Nacional de Padrões e Segurança dos EUA como responsável por criar as regras para modelos de IA. Então, todas as plataformas devem atender às exigências do governo antes do lançamento público.
O Departamento de Energia e o Departamento de Segurança Interna atuarão na defesa de potenciais ameaças da IA à infraestrutura. Com isso, os órgãos analisarão os riscos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e de segurança cibernética da tecnologia.
Um representante do governo Biden explicou que as novas regras de segurança se aplicam a futuros modelos de IA. Contudo, empresas como OpenAi, Meta e Google serão obrigadas a compartilhar os resultados de testes de segurança das atuais plataformas.
A ordem executiva de Biden amplia o apelo ao congresso americano para a aprovação de regras de privacidade de dados. Assim, o pedido reforça a busca de apoio federal para o desenvolvimento de técnicas e tecnologias de preservação da privacidade.
Outro ponto do documento orienta a criação de relatórios sobre o impacto da IA no mercado de trabalho. Assim, a intenção é que mais pessoas sejam encorajadas a trabalhar com a tecnologia e que ocorra a rápida contratação de profissionais especialistas para o governo.
O pedido de Biden também ordena a criação de um Fundo Nacional de Pesquisa em IA. O projeto fornecerá dados importantes a estudantes, pesquisadores e pequenas empresas.
Analistas apontam que a ação do presidente americano é um importante passo na criação de diretrizes de uso de IA generativa. Entretanto, a ordem executiva não é uma lei definitiva e deve durar apenas durante a administração de Biden.
Com informações: The Verge