Bill Gates diz que derrota da Microsoft para o Android é seu maior erro
Para Bill Gates, falha de gestão fez Microsoft não ser o que o Android é hoje
Para Bill Gates, falha de gestão fez Microsoft não ser o que o Android é hoje
Se você acha que a Microsoft tinha tudo para ter grande participação no mercado de smartphones, saiba que você não está sozinho: em evento organizado pela empresa de ventura capital Village Global, Bill Gates declarou que o seu maior erro foi não ter transformado a companhia no que o Android é hoje.
O que Gates quis dizer é que, da mesma forma que o Windows é o sistema operacional mais usado do mundo em PCs, uma plataforma da Microsoft é que deveria ser padrão em dispositivos móveis, com óbvia exceção para os aparelhos da Apple:
“O maior erro de todos os tempos foi alguma falha de gestão da minha parte que fez a Microsoft não ser o que o Android é hoje. Ou seja, o Android é a plataforma padrão para celulares que não são da Apple. Era algo natural para a Microsoft conquistar”.
Natural porque, como a Microsoft tem o sistema operacional que domina o mercado de PCs, para ela seria uma questão de lógica explorar o mesmo modelo de negócio no segmento de dispositivos móveis.
Mas o grande problema — e aqui talvez entre a falha de gestão mencionada por Gates — é que a Microsoft demorou para agir: por estar na zona de conforto proporcionada pelo domínio do Windows, a companhia demorou para perceber o potencial do mercado móvel.
A estratégia do Google foi rápida e focada no futuro. A companhia comprou o Android em 2005 por US$ 50 milhões. Naquela época, o sistema operacional ainda estava em fase embrionária, mas o Google já tinha grandes planos para ele.
Não por acaso, o ex-CEO do Google Eric Schmidt admitiu que o Android foi adquirido com certa urgência para que a plataforma móvel da empresa se desenvolvesse antes que a Microsoft adotasse uma estratégia consistente para esse mercado. Deu certo. Quando o Windows Phone chegou, Android e iOS já eram plataformas com amplo domínio.
No vídeo, a declaração de Gates sobre o Android começa em 11:45:
O que mais chama atenção na entrevista é o fato de Bill Gates, de certa forma, ter chamado para si a responsabilidade pela falha da Microsoft no mercado móvel. A “culpa” frequentemente é atribuída a Steve Ballmer, afinal, ele é quem esteve à frente da companhia na década de 2000.
Seja como for, o próprio Gates dá uma estimativa do que a Microsoft perdeu com derrota para o Android: “há espaço para exatamente um sistema operacional [móvel] que não seja da Apple, e quanto vale isso? US$ 400 bilhões que seriam transferidos da empresa G para a empresa M” (é óbvio que, com ‘G’ e ‘M’, Gates se refere ao Google e à Microsoft).
Com informações: The Verge.
Leia | Quem fundou a Microsoft?