A Samsung deixou de lado o botão Home físico no Galaxy S8; ele usava um espaço que a tela ocupa melhor. Agora, os donos do smartphone notaram algo curioso: o botão virtual se move.
Assim como outros aparelhos da Samsung, o Galaxy S8 possui um recurso chamado Always On Display: sempre que estiver em standby, ele mostra o relógio e as notificações. A tela também mostra o botão Home para você pressionar a qualquer momento; ele é sensível à pressão.
Isso pode ser um problema. Quando uma única imagem é deixada em uma tela AMOLED por muito tempo, isso cria um “fantasma” permanente no display — algo conhecido como burn-in. O relógio e as notificações mudam o tempo todo; o botão Home, não.
Por isso, como descobriu o site holandês GalaxyClub, o botão Home nunca permanece exatamente no mesmo lugar. Não é algo facilmente perceptível no dia-a-dia, mas se você colocar algo na tela como referência, é possível ver o botão se deslocando aos poucos.
Como lembra o The Verge, outros dispositivos possuem proteção de software contra o burn-in. O Android Wear exibe a face do relógio em preto-e-branco quando o dispositivo está inativo; mas uma configuração escondida ajusta a face de forma pouco perceptível, para evitar que os mesmos pixels fiquem ativos por muito tempo.
Este vídeo mostra um timelapse do Huawei Watch com tela OLED e modo “Proteção contra burn-in” ativado:
É como um protetor de tela, mas para telas OLED no seu pulso e smartphone.