ChatGPT linkará artigos do Financial Times em suas respostas

Em acordo, jornal também permitirá que OpenAI utilize seus artigos para treinar a inteligência artificial. Parceria diverge da reação de outras empresas

Felipe Freitas
Por
OpenAI
OpenAI e jornal Financial Times firmam parceria para treinamento do ChatGPT e créditos nas respostas da IA (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Financial Times, jornal focado em economia, anunciou nesta segunda-feira (29) uma parceria com a OpenAI. Esse acordo entre as duas empresas permitirá que o ChatGPT responda aos usuários linkando artigos do jornal. Além disso, a IA generativa usará os conteúdos publicados pelo Financial Times para seu treinamento.

No comunicado, o jornal não divulgou os valores envolvidos nesse acordo. Contudo, dado o histórico das outras parcerias entre OpenAI e agências de notícia, é especulado que a empresa de IA fez um pagamento único pelo histórico de publicações.

Já os artigos atuais e futuros serão licenciados anualmente. Essa parte de licenciamento foi explicado pelo Financial Times, mas sem revelar a duração do acordo. O comunicado não informa quando o ChatGPT começará a divulgar os links do Financial Times em suas respostas. Nos testes feitos pelo Tecnoblog, não apareceu nenhum crédito para o site nos prompts usados.

OpenAI firmou acordo similar com outras empresas

OpenAI
OpenAI fez acordo parecido com outros veículos de notícias (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Em dezembro de 2023, a OpenAI firmou um acordo parecido com a Axel Springer (dona do Business Insider e Politico), Bild e Welt. A parceria também permitirá que a empresa de IA use os conteúdos desses veículos para treinamento do ChatGPT, além de dar créditos para os artigos nas respostas.

A ideia dessas parcerias é que o ChatGPT aprenda a partir de fontes mais confiáveis e com mais autoridade sobre determinados assuntos. Afinal, o modelo de linguagem é treinado a partir de conteúdos da internet, podendo usar como fonte sites de baixa qualidade.

Em fevereiro, a Microsoft e o site Semafor assinaram uma parceria para usar IA na criação de resumos de notícias. A inteligência artificial criará um análise das notícias, contextualizando os fatos e explicando eventos anteriores. Já a agência de notícias Associated Press tem um acordo que permite usar seus conteúdos para treinar o ChatGPT.

Parcerias contrastam com reação de outros jornais

O acordo da OpenAI com alguns veículos contrasta com os processos abertos pelo New York Times, The Intercept e outros jornais. Essas empresas acusam a OpenAI de violação de direitos autorais, usando seus artigos para treinar o ChatGPT.

Com informações: The Verge, The Financial Times e Reuters

Relacionados