Apple volta a falar com OpenAI para ter ChatGPT no iPhone

Big tech reabriu negociações com a OpenAI para usar inteligência artificial da empresa no iOS 18, próxima versão do sistema operacional da Apple

Felipe Freitas
Por
Ícone do iOS
iOS 18 deve contar com inteligência artificial, mas fornecedora da tecnologia é uma incógnita (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

De acordo com o site Bloomberg, a Apple retomou as conversas com a OpenAI para contar com o ChatGPT — ou o motor GPT — no iOS 18. A big tech da maçã está correndo para levar IA generativa para o sistema operacional do iPhone. Além da OpenAI, a Apple também negocia com o Google para usar o Gemini, IA generativa concorrente do ChatGPT.

A informação dessa retomada foi revelada por Mark Gurman, uma das principais fontes sobre Apple do mundo. A big tech e a OpenAI haviam parado as negociações sobre o uso do ChatGPT no iOS. Isso levantou a possibilidade de que a Apple estava próxima de fechar uma parceria com o Google, que forneceria a tecnologia de IA generativa para o iPhone enquanto a Apple não termina o desenvolvimento do seu modelo.

Em março, quando Gurman apurou a negociação entre Google e Apple, foi apontado que o obstáculo para concretizar essa parceria era o baixo desempenho do Gemini. Por isso, a Apple retomar a conversa com a OpenAI é o caminho forçado, visto que as duas são donas dos principais modelos de IA generativa da atualidade.

Negociações podem encerrar antes de junho

WWDC 2024 será em junho e Apple deve revelar a estreia de IA generativa no iOS 18 (Imagem: Divulgação/Apple)
WWDC 2024 será em junho e Apple deve revelar a estreia de IA generativa no iOS 18 (Imagem: Divulgação/Apple)

É especulado que a Apple assine a parceria com uma das empresas antes de junho — ou pelo menos antes do dia 10 de junho. Nesta data, a big tech realizará o WWDC 2024, que vai até o dia 14 de junho. O evento é o espaço em que a Apple costuma apresentar novidades para o iOS e seus outros sistemas operacionais, além de uma ou outra novidade de hardware.

Dado o histórico do WWDC, é esperado que a Apple anuncie no evento o recurso de IA generativa no iOS 18. Junto disso, ela deve revelar também qual será a “fornecedora” dessa tecnologia”. Gurman não descarta que a Apple utilize os dois modelos de linguagem grande (LLM) do Google e OpenAI.

Lembrando que no início do ano, a Samsung lançou o Galaxy S24 e o Galaxy AI, seu recurso de IA generativa para a One UI. A IA da Samsung utiliza o LLM Gemini.

Com informações: Bloomberg e Android Headlines

Relacionados