ChatGPT tem bug que mostra títulos de conversas de outros usuários
Usuários relatam que lista de chats mostrava itens desconhecidos; ChatGPT ficou fora do ar por quase quatro horas na segunda (20)
Usuários relatam que lista de chats mostrava itens desconhecidos; ChatGPT ficou fora do ar por quase quatro horas na segunda (20)
Um dia após ficar fora do ar, o ChatGPT continua com problemas. Nesta terça-feira (21), o histórico de conversas com o robô está indisponível. A funcionalidade foi retirada do ar após a OpenAI descobrir um bug que deixava os títulos das conversas expostos.
Uma explicação para quem nunca usou o ChatGPT: ele permite várias conversas distintas com o robô, como se fossem diferentes arquivos do Word, por exemplo, ou abas de um navegador. Assim, você pode ter uma para cada assunto, para poder retomar ou acessar rapidamente o que foi conversado.
O problema é nesse recurso. Segundo a OpenAI, um bug permite que usuários vejam títulos de conversas que não são suas. A falha afeta apenas os títulos, mesmo — o histórico da conversa em si continua protegido.
No Reddit, um usuário postou uma foto com uma lista de conversas do ChatGPT que, segundo ele, não são suas. Outro relatou o mesmo problema no Twitter.
Como destaca o Verge, é preciso ter cuidado na hora de colocar dados pessoais com o robô. “Por favor, não compartilhe informações sensíveis em suas conversas”, diz a seção de FAQ da OpenAI.
Foi justamente por este problema que o ChatGPT ficou fora do ar na segunda-feira (20), inclusive para assinantes do Plus, que pagam para ter o serviço sempre disponível.
A falha aconteceu por volta das 14h (horário de Brasília) e deixou o serviço fora do ar até cerca de 18h. De lá para cá, o histórico de conversas sumiu.
Às 20h09, a empresa identificou a causa e disse estar trabalhando para restaurar as mensagens. Segundo a Bloomberg, a causa é um bug em uma parte do software de código aberto.
Segundo uma atualização postada pela OpenAI às 23h54, o serviço do ChatGPT foi restaurado para todos os usuários, mas a companhia continua trabalhando para resolver o problema nas conversas.
Com informações: O Globo, The Verge.