Chrome vai impedir que sites descubram se você está em janela anônima

Mudança poderá ser utilizada na versão Chrome Canary nos próximos dias

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Como abrir uma Guia Anonima

O Google finalmente prometeu solucionar uma brecha do Chrome que permite ao desenvolvedor de um endereço na web descobrir se o usuário está em uma janela anônima. Presente faz tempo no browser, o gigante das buscas garantiu que ao menos na versão 76 a correção já estará acionada por padrão.

A janela de navegação anônima funciona como uma forma de tornar o uso da internet mais privado, seja por não estar logado em nenhum site e não carregar a informação do histórico daquele momento, ou simplesmente para não deixar muitos rastros de qual site o usuário acessou em um momento. O problema é que existe uma forma simples para que um endereço da web identifique esta aba e remova algumas de suas funções.

A forma mais simples de detecção é ao tentar acessar uma API chamada FileSystem, que é desativada nesta forma de navegação. A API é a responsável por organizar os arquivos que serão armazenados durante o acesso ao site e quais deles ficarão presentes no dispositivo por mais tempo.

Felizmente o Google mostrou que está disposto a acabar com a possibilidade ao manter a API acessível mesmo durante a janela anônima, mas tornando volátil a memória utilizada por ela. Com isso o navegador garante que as informações que são gravadas serão completamente removidas depois de fechar a janela – da mesma forma como funciona a RAM no computador, que perde todos os dados quando a energia é removida.

Depois disso, o Chrome deve remover a API do navegador. Segundo o Google, a remoção foi confirmada por conta do uso exclusivo de sua plataforma e que a API só é requisitada para saber se a janela anônima está aberta. A promessa é de levar a alteração para a versão 74 do Chrome, mas ainda como um dos recursos que precisam ser habilitados manualmente.

A versão do browser com a API removida por padrão e para todos será a 76. Hoje (18) o Chrome roda na versão 72 e o primeiro beta, ainda na build Chrome Canary, será disponibilizada nos próximos dias.

( ͡° ͜ʖ ͡°)

Com informações: 9to5Google.

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados