Chrome OS 85 sincroniza senhas de Wi-Fi e traz mais novidades
A partir da versão 85 do Chrome OS, os tablets e Chromebooks também permitem aumentar ou diminuir o volume do microfone interno
A partir da versão 85 do Chrome OS, os tablets e Chromebooks também permitem aumentar ou diminuir o volume do microfone interno
Depois de atualizar o navegador Chrome para usuários de diversas plataformas, chegou a hora do update também alcançar quem tem um Chromebook e que leva o sistema operacional para a versão Chrome OS 85. A maior novidade presente é a sincronia de senhas Wi-Fi entre os portáteis.
Ao todo são quatro novos recursos desta versão do Chrome OS, sendo que o primeiro e mais importante coloca as senhas de Wi-Fi em uma espécie de chaveiro na nuvem. Este chaveiro é acessado por todos os Chromebooks (e tablets com Chrome OS 85 ou superior) de forma automática e ele é o responsável por sincronizar as senha das redes.
Isso significa que quando o usuário digita a senha pela primeira vez e entra na rede, todos os outros portáteis com a mesma conta do Google vinculada poderão entrar automaticamente quando estiverem dentro do alcance do roteador. Este recurso é importante quando o usuário compra um novo Chromebook, já que agora ele não precisa mais entrar com todas as senhas novamente. É mais ou menos o mesmo recurso que a Apple oferece no macOS e iOS faz certo tempo.
O segundo recurso fica na barra de pesquisa que aparece quando o menu de configurações é aberto. Além de mudar de formato para um visual com cantos arredondados, a barra passa a exibir sugestões sobre o que o usuário está procurando. Isso significa que se a pessoa começa a digitar “Wi-Fi”, vários ajustes referentes ao Wi-Fi aparecem listados, em visual parecido com o das sugestões de busca do próprio Google.
O terceiro recurso do Chrome OS 85 é uma barra de controle de volume para o microfone, que aparece junto do brilho e do volume dos alto-falantes na parte de ajustes rápidos do sistema. O quarto é a capacidade de pausar e continuar a gravação de um vídeo com a câmera do tablet com o Chrome OS ou o Chromebook. Estes vídeos agora são automaticamente salvos em formato MP4.
Assim como outras atualizações do Chrome OS, a versão 85 começou a ser liberada para todos os usuários e este processo pode levar alguns dias. Eu testei aqui e já recebi no meu Chromebook Plus da Samsung, modelo do começo de 2017.
Com informações: Google.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}