1.1.1.1 é o DNS público da Cloudflare que promete rapidez e privacidade

Emerson Alecrim
• Atualizado há 1 ano

Lançar algo em 1º de abril vai sempre fazer a gente perguntar se aquilo é sério ou não, razão pela qual a Cloudflare teve que deixar claro já no título do anúncio oficial que não estava brincando: a companhia tem agora um serviço de DNS disponível para todo mundo. Só não é fácil decorar os endereços: 1.1.1.1 e 1.0.0.1.

A Cloudflare possui um dos serviços de entrega de conteúdo (CDN) mais usados no mundo, atendendo a milhões de sites (incluindo o Tecnoblog) que buscam ali mais segurança (proteção contra ataques DDoS, por exemplo) e carregamento mais rápido de páginas.

O novo serviço também traz promessa de mais desempenho. Basicamente, o DNS tem a função de indicar qual o endereço IP de um site. Se o servidor de DNS estiver lento ou cair (aconteceu com o Google Public DNS no ano passado), o acesso a determinado site demorará ou não vai ser possível naquele momento. Por outro lado, um servidor de DNS rápido e estável torna o processo bem mais ágil, obviamente.

No site oficial — no endereço https://1.1.1.1, olha só —, a empresa menciona testes que mostram que o seu serviço de DNS obteve 14,8 ms no tempo de resposta contra 20,6 ms do OpenDNS (da Cisco) e 34,7 ms do Google Public DNS. Os índices mais recentes estão no DNSPerf, site responsável pelos testes.

Além da velocidade, a Cloudflare promete privacidade ao eliminar os registros de log do usuário a cada 24 horas e se comprometer a não coletar dados referentes a hábitos de navegação que poderiam ser repassados a terceiros.

Matthew Prince, CEO da Cloudflare, explica que o novo serviço é resultado de uma parceria com a APNIC, organização sem fins lucrativos que tem entre suas funções gerenciar IPs na Ásia Pacífico. A parceria esteve focada desde o início no desempenho e segurança, de acordo com o executivo.

Entre os recursos complementares estão suporte a DNS-over-TLS e DNS-over-TLS, e auditoria dos sistemas pela KPMG para garantia da privacidade.

Ah, a companhia também explicou a escolha de 1º de abril para o anúncio: a data está relacionada ao fato de o endereço primário (1.1.1.1) ter quatro números um (1/4). Ok, então.

Para usufruir da novidade, basta configurar o seu roteador, dispositivo móvel ou computador com o endereço 1.1.1.1 como primário e 1.0.0.1 como secundário. Saiba aqui como mudar o DNS no Windows e macOS.

Leia | O que é DNS? Entenda como funciona sistema de resolução de nomes de domínio

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.