Disney+ avança no Brasil com crescimento sólido; veja ranking de streamings

Dados revelados pelo JustWatch mostram o panorama do mercado de streaming brasileiro na primeira metade de 2022

Paula Alves
Por
• Atualizado há 6 meses
Disney+ no celular
Disney+ no celular (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)

Apesar de Netflix e Amazon Prime Video ainda serem líderes do mercado de streaming no país, o Disney+ é o único serviço a apresentar um crescimento sólido desde o começo de 2022, como mostram dados revelados pelo JustWatch nesta quinta-feira (07).

Lançada no Brasil no final de 2020, a plataforma familiar do grupo Disney parece não parar de avançar. Com um catálogo que conta com as marcas Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além dos conteúdos da própria Disney, ela figura hoje entre os maiores serviços do gênero no país.

Netflix e Prime Video ainda lideram mercado

O levantamento do JustWatch, realizado entre 1º de janeiro de 2022 e 3 de junho de 2022, mostra que a Netflix e o Prime Video, apesar das pequenas oscilações, fecharam o período intactos, com uma fatia de 31% e 21% do mercado, respectivamente.

Abaixo deles, na terceira posição, aparece o Disney+, que teve um aumento de 3% no total (chegando a 15% de participação) e um crescimento sólido durante o período. Logo depois, na quarta posição, está a HBO Max com um crescimento de 1% (12% de participação), seguida pelo Globoplay, Star+ e outros serviços.

Disney+ cresce entre os serviços de streaming no Brasil / JustWatch / Reprodução
Levantamento do JustWatch sobre o mercado de streaming brasileiro em 2022 (Imagem: Reprodução / JustWatch)

Em dados ainda mais detalhados sobre o segundo trimestre do ano, que engloba o período entre 1º de abril de 2022 e 30 de junho de 2022, é possível observar que o Disney+ ganhou 2% de fatia no mercado, enquanto o Globoplay e Star+ tiveram uma queda de 1%, cada um.

Vale também notar que a Netflix ainda segue como a líder absoluta do cenário no Brasil, com 9% à frente do segundo colocado, o Amazon Prime Video.

A Netflix, que chegou em 2011 no país, construiu uma base gigantesca de assinantes ao longo dos anos, mas, com a maturidade do mercado e a chegada de novas plataformas, naturalmente teve seu crescimento desacelerado.

Para além desse cenário, no entanto, ela vem sofrendo com a perda global de assinantes – o que tem se refletido em uma série de conteúdos cancelados e uma tentativa de diversificar sua área de atuação, com o lançamento da Netflix Games.

Disney+ cresce entre os serviços de streaming no Brasil / JustWatch / Reprodução
Levantamento do JustWatch sobre o mercado de streaming brasileiro no segundo trimestre de 2022 (Imagem: Reprodução / JustWatch)

Disney+ aposta em combos no país

Desde seu lançamento no país, o Disney+ tem se destacado pelos combos realizados com outras plataformas de streaming, que ajudam a chamar a atenção e atrair o bolso dos assinantes brasileiros.

Além do chamado Combo+, um pacote de assinatura entre Disney+ e Star+ (serviço que também é do grupo Disney e tem foco no público adulto), a plataforma lançou dois combos com o Globoplay (atualmente quinto maior streaming do país), um deles apenas com a versão básica da plataforma da Globo e o outro englobando os canais ao vivo.

Ambos os planos estão disponíveis apenas na interface do Globoplay e incluem ainda uma assinatura de 3 meses de Apple TV+ para quem decidir contratá-los.

Além disso, recentemente, a Disney anunciou um pacote de seus dois streamings com a plataforma Starzplay, do grupo Starz, quase um ano após as empresas entrarem em acordo e desistirem de uma disputa judicial pelo uso da marca Star no Brasil.

Com informações: JustWatch

Receba mais sobre Disney+ (Disney Plus) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados