DLSS 2.0 promete mais desempenho em jogos sem prejudicar imagem
Disponível em GPUs RTX da Nvidia, recurso equilibra qualidade visual e performance
Disponível em GPUs RTX da Nvidia, recurso equilibra qualidade visual e performance
A Nvidia anuncia a chegada do DLSS 2.0, recurso que usa inteligência artificial e deep learning para redefinir a renderização de gráficos nos jogos, em tempo real. O “Deep Learning Super Sampling”, agora versão 2.0, funciona a partir de processadores dedicados de IA (Tensor Cores) das GPUs RTX. Segundo a fabricante, o DLSS 2.0 traz o melhor dos dois mundos, dando um boost tanto em performance quanto na imagem.
O objetivo principal do DLSS é aumentar o desempenho de um jogo, rodando em placas de vídeo GeForce RTX, para compensar as altas exigências do ray tracing. O DLSS 2.0, de acordo com a Nvidia, dá um passo além. Não apenas ele melhora os quadros por segundo, durante o gameplay, como também refina a qualidade visual das cenas geradas.
Em relação a seu antecessor, o DLSS 2.0 utiliza um novo e mais rápido modelo de Inteligência Artificial que aplica, de forma mais eficiente, os Tensor Cores das RTXs.
Isso significa que esses núcleos agora trabalham duas vezes mais rápidos, melhorando o FPS dos games, além de removerem restrições de configurações e resoluções nas GPUs com suporte ao recurso.
Para manter estáveis resoluções mais altas, o DLSS 2.0 usa metade da quantidade dos pixels, em relação ao seu antecessor. O recurso otimizou o processo ao aplicar uma nova técnica para deixar os detalhes mais nítidos, estabilizando a imagem quadro por quadro.
O jogador pode customizar o DLSS 2.0 escolhendo três modos de qualidade de imagem: qualidade, balanceado e desempenho. Estas opções controlam a forma de renderizar as resoluções. No modo desempenho, por exemplo, você pode alcançar o dobro de FPS.
O DLSS 2.0 traz uma rede de IA mais generalizada, ou seja, ela elimina a necessidade de ser treinada para cada game em específico (como era antes). Segundo a NVidia, isso significa melhor e mais rápida integração do recurso aos jogos e, consequentemente, viabiliza mais títulos com DLSS disponíveis.
Atualmente, quatro jogos trazem suporte ao DLSS 2.0: Control, MechWarrior 5: Mercenaries, Deliver Us the Moon e Wolfenstein: Youngblood.
Leia | O que é renderização? Saiba como funciona o processo de geração de imagens digitais