Dona do Google tem projeto Wolverine que promete audição super-humana

Dispositivo tem como objetivo a separação de áudio para focar em uma determinada fonte, mesmo quando há sons sobrepostos

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Wolverine é inspiração para dispositivos auditivos da Alphabet (Imagem: Reprodução)

Wolverine é inspiração para dispositivos auditivos da Alphabet (Imagem: Reprodução)

A Alphabet pode estar explorando o futuro da audição em um projeto com codinome “Wolverine”. De acordo com informações reveladas pelo Insider, a dona do Google busca ferramentas para isolar vozes de pessoas em ambientes lotados, de modo a tornar mais fácil se concentrar em apenas uma voz quando há sobreposição de fala. Assim como os poderes do personagem da saga X-Men, o dispositivo seria capaz de fornecer aos usuários uma audição sobre-humana.

De acordo com as fontes ouvidas pelo veículo, que não tiveram sua identidade revelada, a equipe de pesquisa da Alphabet já teria desenvolvido diversos protótipos para o projeto, desde aparelhos que cobriam toda a orelha a outros dispostos acima dela. Os informantes relatam ainda que os testes estão acontecendo seriamente desde 2018, e já teriam conquistado a aprovação do co-fundador Sergey Brin.

Os primeiros dispositivos tendiam a ser grandes devido aos muitos microfones embutidos, mas o objetivo é tornar o acessório cada vez menor. Ainda segundo o Insider, pessoas que trabalham na indústria de tecnologia auditiva teriam se juntado à equipe, dentre elas especialistas da Starkey Hearing Technologies e da Eargo.

Um negócio promissor

Já existem empresas do segmento desenvolvendo soluções minimamente próximas às aspirações do projeto Wolverine, mas a que mais encosta é a Whisper, uma startup de aparelhos auditivos que utiliza inteligência artificial para criar uma espécie de “motor de separação de som” que melhora a recepção de áudio de seus clientes, reduzindo ruídos do ambiente.

Os rumores indicam ainda que a Alphabet poderia apostar em vários modelos compatíveis com a tecnologia de separação de áudio, construindo então um negócio bem mais amplo e promissor. No entanto, ainda não se sabe ao certo quais aplicações extras o projeto pode ter.

Com informações: Insider

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados