O time de futebol preso em uma caverna da Tailândia foi enfim resgatado com sucesso. Os doze rapazes, com idade entre 11 e 16 anos, e o técnico de futebol conseguiram sair graças a uma equipe de mergulhadores internacionais. A solução proposta por Elon Musk — uma cápsula de escape — acabou não sendo utilizada.
Narongsak Osatanakorn, chefe dos esforços de resgate, disse a repórteres que “embora a tecnologia [de Musk] seja boa e sofisticada, ela não é prática para esta missão”, segundo o The Guardian.
Um porta-voz da junta militar da Tailândia disse obrigado a Musk por oferecer ajuda, e por se interessar pessoalmente na operação. O primeiro-ministro, Prayut Chan-O-Cha, estava “muito agradecido” pela iniciativa e por suas “soluções engenhosas”.
O bilionário se dispôs a ajudar, enviando engenheiros da SpaceX e Boring Company até a Tailândia, e viajando pessoalmente até o país.
Musk sugeriu criar uma cápsula de escape a partir de um tubo de transferência de oxigênio líquido, usado nos foguetes Falcon 9 da SpaceX. Ele seria capaz de transportar crianças ao ser guiado por dois mergulhadores.
Just returned from Cave 3. Mini-sub is ready if needed. It is made of rocket parts & named Wild Boar after kids’ soccer team. Leaving here in case it may be useful in the future. Thailand is so beautiful. pic.twitter.com/EHNh8ydaTT
— Elon Musk (@elonmusk) July 9, 2018
A cápsula está “pronta caso seja necessária”, tuitou Musk, e será deixada no sistema de cavernas porque “pode ser útil no futuro”. Ele diz que, segundo os mergulhadores que atravessaram a caverna de Tham Luang, o dispositivo seria pequeno o suficiente para a missão.
Torcemos que isso não seja necessário. Os doze meninos e o técnico de futebol ficaram presos na caverna desde 23 de junho, após chuvas torrenciais atingirem a região. Um mergulhador tailandês faleceu tentando sair da caverna após levar oxigênio de emergência.
https://www.instagram.com/p/BlBr_mAA9n3/
Com informações: The Verge, TechCrunch.