Em breve, você poderá conversar com NPCs usando IA de linguagem da Nvidia
Avatar Cloud Engine aparece em demonstração da Nvidia na Computex 2023; com ela, jogador pode falar com personagens de game sem seguir frases pré-determinadas
Avatar Cloud Engine aparece em demonstração da Nvidia na Computex 2023; com ela, jogador pode falar com personagens de game sem seguir frases pré-determinadas
Durante muito tempo, non-playable characters (ou NPCs, como são mais conhecidos) foram sinônimo de frases feitas e repetidas. Isso parece estar com os dias contados. Em uma demonstração, a Nvidia apresentou personagens de games que usam inteligência artificial generativa para conversar com linguagem natural.
A tecnologia se chama Avatar Cloud Engine (ACE) e foi apresentada nesta segunda-feira (29), na Computex 2023, em Taiwan.
Em um game de demonstração, um NPC que trabalha em um restaurante de aparência distópica conversa com o jogador usando linguagem natural.
Para interagir com ele, não há caixas de diálogo com frases prontas, como geralmente acontece nos games. Basta segurar um botão e dizer alguma coisa usando sua própria voz. O personagem não-jogável entende e responde.
A demonstração foi feita em parceria com a Convai e pode rodar na nuvem ou localmente, usando hardware da Nvidia. Os modelos foram usados usando a tecnologia NeMo, da própria empresa, como base. Ela também está presente na parceria da Nvidia com a Dell, anunciada na semana passada.
O potencial parece estar lá, mas, por enquanto, isso não é nada revolucionário. As respostas de Jin, o funcionário do restaurante, parecem tão roteirizadas quanto a de qualquer NPC — veja uma tradução do diálogo:
Jogador: E aí, Jin, como você está?
Jin: Infelizmente, não tão bem.
Jogador: O que aconteceu?
Jin: Estou preocupado com os crimes na região. A coisa está feia ultimamente. Meu restaurante ficou no fogo cruzado.
Jogador: Tem alguma coisa que eu possa fazer para ajudar?
Jin: Se quiser fazer alguma coisa a respeito, eu ouvi rumores de que o chefão do crime Kumon Aoki está causando todo tipo de caos na cidade. Ele pode ser a raiz dessa violência.
Jogador: Vou falar com ele. Onde posso encontrá-lo?
Jin: Ouvi dizer que ele costuma aparecer nos clubes de luta underground na zona leste da cidade. Dê uma olhada.
Jogador: Ok, estou indo.
Jin: Se cuida, Kai.
Por outro lado, o fato de o jogador poder falar com o personagem em linguagem natural, como se fosse uma pessoa de verdade, é interessante. Com algum desenvolvimento, isso pode tornar as interações muito mais ricas e complexas.
Como a Nvidia não liberou a demonstração para testes, não dá para saber quais são as outras possibilidades de frases e respsotas.
Em conversa com o Verge, Jason Paul, vice-presidente da GeForce Platform na Nvidia, disse que a tecnologia pode ser usada em mais de um personagem ao mesmo tempo, e que dois NPCs podem até mesmo conversar entre si. Isso, porém, ainda não foi testado.
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