Mais rico por causa das IAs, CEO da Nvidia diz que não abandonará os gamers

Jensen Huang foi questionado na Computex 2023 se gamers têm que se preocupar com mudança de foco da Nvidia; Huang afirmou que IA e games andam juntos

Felipe Freitas
Por
Foto por NVIDIA Corporation/Flickr
Jensen Huang afirma que Nvidia não deixou gamers de lado (Imagem: Divulgação/Nvidia)

Quando a Nvidia começou a sequência de anúncios das suas tecnologias para inteligência artificial e computação de alto desempenho, os gamers ficaram com uma dúvida: a empresa vai deixar as GPUs para desktops de lado? Na Computex 2023, Jensen Huang afirmou que não — e ficou “magoado” com a pergunta.

Huang disse para Gordon Ung, editor do site PC World, que o público gamer continua relevante para a Nvidia. Para provar isso, o Jensen jaquetinha (apelido dado por uma parte do público) relembrou que a primeira IA desenvolvida pela empresa, o DLSS, foi para os jogadores. E que sem inteligência artificial não existiria ray tracing em tempo real.

CEO da Nvidia ficou “magoado” com questão sobre foco da empresa

Brincando com Ung, Jensen Huang disse que ficou “profundamente magoado” com a pergunta sobre o foco da Nvidia. O CEO-fundador da empresa, ambos cada vez mais ricos nos últimos dias, comentou ainda que a primeira aplicação de IA generativa da Nvidia é o ACE, que permitirá que NPCs desenvolvam diálogos naturais — ainda que a demonstração seja parecida com qualquer NPC de Skyrim.

  • Indiretamente, Jensen afirmou que inteligência artificial é o pilar das GPUs RTX, lançadas em 2020. Ao responder que DLSS foi a primeira IA criada pela Nvidia, o CEO da empresa afirmou que a tecnologia de deep learning é o pilar da série RTX.
Desempenho de Red Dead 2 com e sem DLSS (Imagem: Divulgação/Nvidia)
DLSS foi primeira IA da Nvidia e feita para a RTX (Imagem: Divulgação/Nvidia)
  • Enquanto o público gamer está preocupado se será ou não abandonado pela Nvidia, a empresa atingiu a capitalização de US$ 1 trilhão de dólares. Com os novos anúncios de IA e computação de alto desempenho, a empresa se tornou a primeira fabricante de chips a chegar nesse valor de mercado. Agora, a Nvidia vira colega da Apple, Aramco, Amazon, Alphabet e Microsoft — estas duas últimas são suas clientes.

Se time que está ganhando não se mexe, podemos fazer um paralelo com “empresa que está lucrando não vai perder dinheiro”. Hoje, a Nvidia gera receita com gamers e IA. Ela não deixará as RTXs de lado — até porque os jogadores não estão pagando barato.

Com informações: PC World e WCCF Tech

Receba mais sobre Nvidia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados