Emulador de PS3 abre todos os jogos lançados para o console até hoje

Criadores do emulador RPCS3 conseguiram fazer com que todos os jogos de PS3 pudessem ser pelo menos inicializados no PC

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 5 meses
PlayStation 3 (Imagem: Divulgação/Sony)

O RPCS3 é um emulador de PS3 que vem sendo desenvolvido desde 2011. Após uma década, a equipe responsável pelo projeto conseguiu fazer com que todos os jogos do PlayStation 3 rodassem no PC pelo software de emulação. Alguns títulos ainda podem apresentar bugs durante a jogatina, mas o catálogo inteiro do console pode ser pelo menos inicializado no computador.

No Twitter, o perfil oficial do RPCS3 postou uma imagem mostrando que não há mais jogos classificados como “Nothing” — games que não iniciam, carregam ou fazem o emulador fechar sozinho. Ainda há, porém, alguns títulos na categoria “Loadable” — jogos que iniciam, mas mostrar uma tela preta na tela inicial.

“Temos o prazer de anunciar que o RPCS3 agora tem um total de ZERO jogos no status Nothing! Isso significa que todos os games e aplicativos conhecidos conseguem pelo menos ser inicializados no emulador, sem regressões contínuas que impeçam o funcionamento dos jogos. Estamos ansiosos para esvaziar o Loadable também!”

Equipe do RPCS3, em tweet.

2054 jogos de PS3 podem ser zerados pelo RPCS3

Ao todo, a equipe do RPCS3 testou mais de 3200 softwares compatíveis com o PS3. Contudo, vale citar que 2054 desses aplicativos são classificados como “Playable” — jogáveis por completo sem problemas de performance ou bugs graves. Em todas as outras categorias — “Ingame” e “Intro” —, os games não podem ser finalizados por algum motivo ou nem sequer passam da tela inicial.

É possível que em pouco tempo os seis jogos restantes na seção “Loadable” sejam adaptados e passem a funcionar no emulador pelo menos até depois da tela inicial. Para acompanhar o andamento, o RPCS3 mantém a lista atualizada de jogos testados no site oficial do emulador.

2054 jogos de PS3 podem ser zerados no emulador RPCS3 (Imagem: Reprodução/Twitter @rpcs3)

Emulação pode ajudar a preservar os exclusivos de PS3

A Sony só começou a olhar com mais carinho para os PCs recentemente, lançando jogos de PS4 como Days Gone, Horizon Zero Dawn e God of War no Steam e Epic Games Store. Por isso, é provável que a empresa não tenha interesse em relançar games antigos de PS3 nos computadores de forma oficial.

Sem a emulação, os exclusivos do console poderiam ser pedidos para sempre, até porque nem o PS5, nem o PS4 conseguem rodar games de PS3 por retrocompatibilidade. No pior dos casos, quando a Sony decidir desativar a PS Store do PS3 por completo, ficará extremamente difícil jogar alguns títulos.

Os exclusivos de PS3, como Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, o Demon’s Souls original, God of War: Ascension, entre outros, ficarão limitados apenas a quem contar com o console funcionando em casa e tiver comprado os jogos na época em que estavam disponíveis.

Com informações: PC Gamer, Kotaku.

Receba mais sobre Playstation 3 (PS3) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados