Estúdio russo de Loop Hero incentiva o download pirata do jogo por torrent

Para driblar as sanções econômicas aplicadas na Rússia, o estúdio Four Quarters pede que jogadores baixem Loop Hero pirata até o conflito terminar

Murilo Tunholi
Por
Loop Hero

Criador de Loop Hero, o estúdio independente russo Four Quarters está incentivando jogadores a piratearem o game no PC usando VPN em vez de comprar pelo Steam. Apesar de parecer estranha, a atitude da desenvolvedora é uma forma de driblar as sanções econômicas aplicadas na Rússia em meio ao conflito com a Ucrânia.

Desde que a invasão da Rússia à Ucrânia começou, em 24 de fevereiro, o estúdio de Loop Hero tem se posicionado contra o conflito. Apesar disso, o Four Quarters ainda é afetado pelas sanções em vigor no país, as quais impedem os desenvolvedores de resgatarem o dinheiro recebido com a venda de seus jogos no Steam em bancos estatais.

Além disso, jogadores russos também estão com dificuldades para comprar games no Steam. A Visa a e Mastercard proibiram o uso de cartões de créditos emitidos na Rússia em estabelecimentos localizados fora do país, incluindo plataformas digitais.

Para garantir que os jogadores possam aproveitar Loop Hero, mesmo com os obstáculos financeiros, o estúdio decidiu incentivar a pirataria. Em sua página oficial na rede social VK, o Four Quarters disponibilizou um link direto para baixar o game via torrent e publicou a seguinte mensagem:

“Quando tudo isso vai acabar é indefinido, então em épocas difíceis como essa, o que resta para todos é levantar a bandeira pirata (junto da VPN) e compartilhar o tracker [de torrents]. Fiquem bem e tenham um bom jogo”.

Four Quarters.

A atitude do estúdio de Loop Hero dividiu opiniões entre os jogadores russos. Nos comentários do post publicado pelo Four Quarters no VK, há usuários agradecendo pelo jogo e apoiando a decisão dos desenvolvedores, assim como pessoas alegando que a produtora estaria traindo a Rússia.

Loop Hero é um roguelike de cartas inovador

Loop Hero é um dos melhores jogos lançados no ano passado, tanto que já publicamos um artigo de indicação dedicado para ele aqui no Tecnoblog. Finalista no The Game Awards 2021, o game mistura elementos de RPG clássico, roguelike e card game de uma forma bastante inusitada e divertida.

Seu principal atrativo é que o personagem principal não precisa ser controlado manualmente. Todas as ações do herói são automáticas, e a sua responsabilidade como jogador é administrar as armas, equipamentos e estruturas que garantem bônus de atributos ao protagonista.

Com informações: TorrentFreak.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados