Facebook compra Giphy por US$ 400 milhões

Famoso site para criação e compartilhamento de GIFs é o mais novo integrante da rede social de Zuckerberg

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses

Se você tem algum app ou software que está fazendo muito sucesso é bem capaz que o Facebook já esteja de olho nele. Agora é a vez do Giphy, o popular site para criar e compartilhar GIFs, ser agregado à rede social de Mark Zuckerberg por “módicos” US$ 400 milhões. O plano inicial é integrar a coleção de GIFs, já existente no site, aos apps da casa – como o Instagram.

Integrado ao Facebook, o Giphy será gerenciado pelo time do Instagram, segundo a rede social, e o objetivo é facilitar o compartilhamento de GIFs e figurinhas entre os usuários. Ou seja, mais opções de customização para stories e mensagens direta. Ao menos por enquanto, o Facebook disse que as coisas não vão mudar para quem já costuma usar as animações. Por enquanto…

O Giphy é um dos sites mais conhecidos para a criação e compartilhamento de imagens animadas, os GIFs. De acordo com o Facebook, que já fez muito uso do site para alimentar seus apps – incluindo o WhatsApp, 50% de todo tráfego do Giphy vem dos aplicativos da empresa. Metade desse total sendo apenas do Instagram.

O comunicado oficial do Facebook, anunciando a nova aquisição, também diz que “as pessoas ainda poderão fazer upload de GIFs; desenvolvedores e parceiros continuarão a ter acesso a API do Giphy e a comunidade criativa do site ainda poderá criar conteúdos incríveis”.

Vale destacar que vários serviços também usam o Giphy como fonte para seus próprios sites, como Pinterest, Twitter, Slack e etc. As coisas devem continuar funcionando do jeito que estão para estas empresas e os usuários, ao menos por enquanto. Agora é esperar para ver os reais planos do Facebook, com essa aquisição, e o que o futuro reserva para estes outros serviços.

Com informações: Facebook, The Verge

Relacionados

Escrito por

Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Temas populares