Facebook e Twitter adotam recurso para dificultar roubo de conta
Redes sociais anunciaram melhorias para quem usa autenticação de dois fatores com chaves físicas
Redes sociais anunciaram melhorias para quem usa autenticação de dois fatores com chaves físicas
O Facebook e o Twitter anunciaram medidas para ajudar usuários a não terem suas contas roubadas. As plataformas estão investindo em melhorias para quem utiliza autenticação de dois fatores com chaves físicas. A ideia é simplificar o uso da solução, considerada mais segura do que aplicativos de autenticação ou SMS.
O suporte para a autenticação com chaves físicas no Facebook existe desde 2017, mas era oferecido apenas no acesso via desktop. A rede social anunciou nesta quinta-feira (18) que também vai permitir o uso da ferramenta em seu aplicativo para iOS e Android. Com isso, a plataforma pode exigir a confirmação em toda tentativa de login.
Em sua demonstração, o serviço indicou que, após inserir a senha, o usuário poderá validar o acesso ao conectar a chave física por meio de Bluetooth, NFC e USB. A exigência é feita após habilitar a verificação nas configurações da rede social. Confira como ativar a autenticação de dois fatores no aplicativo do Facebook:
Com a chave física, é possível saber quando há uma tentativa de acessar a conta por meio de um dispositivo desconhecido. Assim, mesmo que alguém descubra a sua senha, a rede social vai impedir o login por conta da ausência da chave.
O Twitter, que permite a autenticação com chave física em seu aplicativo desde dezembro, ampliou o limite de chave por conta. Até hoje, era possível configurar apenas uma chave em cada perfil. Com a atualização, a rede social vai liberar cadastros ilimitados de chaves, tanto na versão web, quanto no iOS e Android.
A plataforma também anunciou que, em breve, ganhará uma opção para permitir o acesso usando somente a chave física. A mudança vai dispensar a necessidade de usar aplicativos de autenticação ou códigos enviados por SMS como backup. A decisão foi anunciada no início da semana, mas a rede social ainda não indicou quando ela começará a valer.
Com informações: The Verge.