Facebook Messenger - voz para textoFacebook Messenger - voz para texto

Se você é usuário assíduo do Facebook Messenger, provavelmente sabe que o serviço permite envio de mensagens por voz. A funcionalidade é útil em várias situações, mas pode ser inconveniente em tantas outras. E se, nestas circunstâncias, você pudesse ler o recado em vez de ouví-lo? Pois saiba que o Facebook vem trabalhando nisso.

A revelação foi dada por David Marcus, um dos principais desenvolvedores do Facebook Messenger. O seu post sobre o assunto é curto, mas explica que a ideia é fazer com que o usuário tenha a opção de converter para texto uma mensagem de voz recebida.

Um recurso como este é útil em diversas situações, como já dito, por exemplo: se você estiver no transporte público, evita que outras pessoas escutem um recado muito particular; em uma festa, o barulho local pode ser tão alto que nem fones de ouvido ajudam a escutar a mensagem; em uma reunião, você não corre o risco de receber olhares reprovadores ao reproduzir o recado “sem querer”.

Sem contar que há gente que odeia receber mensagens de voz, mas não pode simplesmente ignorá-las – muitos usuários, especialmente pessoas com mais idade, não conseguem lidar bem com o teclado virtual do smartphone, razão pela qual recorrem às mensagens faladas. Além disso, alguns contatos importantes podem acreditar que suas informações são melhor assimiladas quando dadas verbalmente. Nestas situações, a leitura das mensagens pode amenizar os aborrecimentos.

Quando a funcionalidade estará disponível é que não sabemos. Mas não deve demorar muito, afinal, tecnologia para isso já existe (Apple, Google e Microsoft que o digam). Se o problema for este, bom, o Facebook comprou a wit.ai, empresa especializada em reconhecimento de voz, no início do mês.

Por ora, apenas um pequeno número de usuários está tendo acesso ao recurso para fins de testes. É uma fase que pode durar bastante: é necessário que a tecnologia consiga se entender com palavras encurtadas, sotaques e assim por diante.

Outro possível “balde de água fria”: é necessário levar em conta também que funcionalidades como esta costumam trabalhar apenas com inglês no início. A compatibilidade com outros idiomas pode levar muito mais tempo.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados