Facebook permite exportar seus posts para Google Docs e WordPress
Facebook ganha recurso que migra publicações para Google Drive e WordPress; integração já permitia levar fotos para Google Fotos
Facebook ganha recurso que migra publicações para Google Drive e WordPress; integração já permitia levar fotos para Google Fotos
Você já podia baixar todos os posts que publicou no Facebook; agora, a rede social permite transferir esse conteúdo diretamente para serviços de terceiros. É possível migrar as publicações para o Google Docs e para o WordPress graças a uma integração lançada nesta segunda-feira (19). Explicamos a seguir como esse backup funciona.
A exportação faz parte do DTP (Data Transfer Project), projeto lançado em 2018 com apoio do Facebook, Apple, Google, Microsoft e Twitter para facilitar a transferência de dados entre serviços online. Graças a essa iniciativa, você consegue baixar suas fotos e vídeos para o Google Fotos e Dropbox.
Agora, o Facebook também permite que você coloque seus posts e suas anotações no Google Docs. Não dá para escolher as publicações: é tudo ou nada. E você precisará conceder duas permissões ao Facebook em sua conta Google:
Esse acesso parece um pouco amplo: o Facebook precisa mesmo ter acesso a todos os documentos de texto que estão na minha conta? Pelo menos, ele não poderá ver outros tipos de arquivo que você guarda no Google Drive.
Feito o backup, seus arquivos ficarão em uma nova pasta chamada “Transferred Docs [data e hora]”. Cada documento tem o nome “Facebook Post: [data e hora]”. Eu uso a rede social em português, mas os títulos ficaram em inglês mesmo.
A migração tenta ao máximo preservar links, imagens e vídeos presentes nos posts, mas não consegue lidar com alguns itens mais complexos, tal como GIFs animados (só mostra o primeiro quadro) e enquetes (só aparece a pergunta que você fez, não as opções nem os resultados).
Em meu teste, o processo foi bem fácil. Estes são os passos que você deve seguir:
Dessa forma, será possível preservar conteúdo valioso para as próximas gerações, como estes:
Com informações: Facebook.