Facebook remove grupo anti-máscara por conta de desinformação

Com mais de 9 mil participantes, o grupo removido pelo Facebook runia informações falsas sobre a COVID-19 e o uso de máscaras

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 9 meses
Grupos anti-máscara no Facebook (Reprodução/The Verge)

O Facebook decidiu remover um grupo anti-máscara devido a desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus. O chamado “Unmasking America” contava com cerca de 9.600 participantes e reunia teorias da conspiração sobre a COVID-19 disseminadas por pessoas contrárias ao uso de equipamentos de proteção recomendados por órgãos de saúde.

Entre as falsas alegações, estavam as de que máscaras impedem a passagem de oxigênio e afetam negativamente o estado psicológico de quem as usa. Uma publicação compartilhada no grupo removido pela rede social afirmava que a máscara é “uma âncora psicológica para supressão, escravização e obediência cognitiva”.

Alguns participantes do grupo publicaram fotos de máscaras com a estampa de “Make America Great Again”, slogan usado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No entanto, o republicano, que evitava usar máscara em público, afirmou na segunda-feira (21) que o uso da proteção é um ato “patriótico”.

O “Unmasking America” pode não ser o único grupo removido por fake news ligadas à pandemia. “Temos políticas claras contra a promoção de desinformação prejudicial sobre a COVID-19 e removemos esse grupo enquanto analisamos os outros”, afirmou o Facebook ao The Verge. Entre os demais grupos, estavam “Million Unmasked March” e “Usmaking Fear”, que também alegavam sem qualquer evidência que o uso de máscaras é prejudicial à saúde.

Esta não é a primeira medida adotada pelo Facebook para combater desinformação em meio à pandemia. A plataforma já removeu publicações que culpavam o 5G pela COVID-19 e passou a alertar usuários que interagiram com fake news sobre a doença. A empresa também indicou em relatório que, apenas no mês de abril, 50 milhões de publicações foram removidas por conterem informações falsas.

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Temas populares