Falha inutiliza SSD da HPE para empresas após 40 mil horas de uso
Os SSDs afetados da HPE precisam ficar ligados por quatro anos e 206 dias para a falha acontecer
Os SSDs afetados da HPE precisam ficar ligados por quatro anos e 206 dias para a falha acontecer
A HPE, braço corporativo da HP que você conhece, emitiu um alerta sobre uma falha catastrófica em alguns SSDs SAS da marca quando o produto alcança 40 mil horas de uso. Após a falha, a fabricante diz que o drive não pode ser recuperado e nem os arquivos podem ser acessados de outra forma.
Pode parecer muito, mas 40 mil horas é o mesmo que deixar o SSD ligado por quatro anos, 206 dias e 16 horas seguidas, um número que não é tão raro de ser atingido se você está trabalhando com um servidor e este é o tipo de computador que a HPE foca estes SSDs. As linhas afetadas são:
Os números dos modelos afetados são:
Todos estes modelos que estão em alguma versão anterior ao firmware HPD7 contam com a falha instalada. É possível tomar nota da quantidade de horas que um SSD está rodando pelo Smart Storage Administrator, o que pode ser um alívio para algumas empresas.
A solução é simples, pode ser feita online pelo Linux, Windows, VMware ESXi e envolve a atualização para a versão HPD7, seja de um só modelo ou de um RAID inteiro deles. A HPE afirma que se a empresa utiliza servidores Gen9 a atualização sequer exige a reinicialização do drive.
Se você está com algum SSD que será afetado pela falha, é só clicar aqui e seguir as instruções para a atualização (em inglês).
Com informações: BleepingComputer.