Alguns iPhones com iOS 14.2 têm gasto excessivo de bateria
São numerosos os relatos de usuários de iPhone 7, XR, XS e outros modelos sobre bateria drenada após instalação do iOS 14.2
São numerosos os relatos de usuários de iPhone 7, XR, XS e outros modelos sobre bateria drenada após instalação do iOS 14.2
Lançado no começo de novembro, o iOS 14.2 trouxe novos emojis e alguns recursos para a linha iPhone 12, por exemplo. Mas há usuários se queixando de problemas: em fóruns e no Reddit, são numerosos os relatos de drenagem rápida da bateria do iPhone após a atualização para essa versão.
De acordo com o MacRumors, o problema parece afetar modelos mais antigos da linha. Há relatos envolvendo o iPhone 6s, o iPhone SE, o iPhone 7, o iPhone XS e o iPhone XR, por exemplo. Também há relatos relacionados ao iPad Pro (2018) executando o iPadOS 14.2.
A perda rápida de carga de bateria pode ter várias causas. Frequentemente, o problema é causado por desgaste ou dano no próprio componente. Não parece ser o caso aqui, no entanto. Os relatos se tornaram numerosos logo após a atualização para o iOS 14.2 ter sido liberada.
No fórum da Apple para desenvolvedores, um usuário reportou, há três semanas, ter percebido que a bateria do seu iPhone 7 Plus passou a ser drenada após a atualização para essa versão. Na sequência, outros usuários relataram o mesmo problema com o iPhone XR, o iPhone XS e até com o iPhone 11.
Alguns usuários também relatam outros comportamentos estranhos que podem ter relação com a bateria, como aumento de temperatura do iPhone durante navegação no Safari e “congelamentos” no acionamento de determinados recursos, como o Touch ID.
Duas semanas após a disponibilização do iOS 14.2, a Apple liberou o iOS 14.2.1 para corrigir alguns bugs, entre eles, uma falha que fazia a tela do iPhone 12 Mini não responder a toques. No entanto, a atualização não trouxe correção para o aparente problema da bateria.
Por conta disso, a recomendação para quem ainda não atualizou seu iPhone para o iOS 14.2 é a de esperar para a próxima versão. O iOS 14.3 já está em fase beta (bem como o iPadOS 14.3). Embora a Apple não tenha reconhecido a possível falha envolvendo a bateria até o momento, a expectativa é a de que atualização traga alguma solução.
Para quem fez a atualização e está tendo problemas, a alternativa, por ora, é tentar soluções paliativas. Desativar widgets e verificar se há algum aplicativo consumindo muitos recursos é um começo.