Em 2015, noticiamos a chegada do aplicativo TU Go ao Brasil. Com ele, clientes da Vivo podiam fazer e receber chamadas, bem como trocar SMS, tudo através de uma conexão à internet. Isso era útil para quem frequenta locais sem sinal de celular, ou para quem viaja ao exterior — você foge de tarifas de roaming.

A operadora anunciou que o TU Go será encerrado em 31 de março de 2018. Como alternativa, a Vivo oferece o app Meu Vivo Mais — que é bem mais limitado.

Basicamente, o TU Go virtualiza sua linha. Você pode usar o app em até 5 dispositivos, incluindo computadores, smartphones e tablets.

As chamadas feitas via internet, assim como SMSs enviados, descontam da franquia do seu plano — o serviço não é gratuito. No entanto, isso é tarifado como se você estivesse na sua área de origem, mesmo durante viagens.

Essa é a maior vantagem: quem viaja para o exterior poderia continuar falando com seu próprio número, pagando tarifa local, sem ter que gastar com caríssimas taxas de roaming da operadora (que podem chegar a até R$ 59,90 por dia). Bastava se conectar a uma rede Wi-Fi, ou usar dados móveis de uma operadora local.

O aplicativo também é útil caso você se encontre em uma área sem sinal de celular, mas com uma rede Wi-Fi disponível, permitindo fazer e receber ligações e SMS através da internet.

O TU Go era uma solução da espanhola Telefónica e foi adotada por várias de suas operadoras ao redor do mundo. No entanto, ele foi sendo gradativamente desativado — começando pela britânica O2 em novembro de 2017. Era questão de tempo até que as outras empresas seguissem o mesmo caminho.

Meu Vivo Mais

Como alternativa ao TU Go, a Vivo criou uma nova versão do seu aplicativo, o Meu Vivo Mais. O app é uma versão turbinada do conhecido Meu Vivo e permite gerenciar a conta, fazer chamadas e também conta com a assistente virtual Aura.

O problema é que o Meu Vivo Mais está bem longe de ser o TU Go: o app só funciona conectado a uma rede Wi-Fi e não permite enviar ou receber SMS.

Além disso, ao menos por enquanto, só é possível receber chamadas de outros clientes com o app Meu Vivo Mais. E essa é uma das principais reclamações das várias avaliações negativas do aplicativo na Play Store:

Outro porém é que o Meu Vivo Mais não é compatível com planos corporativos nem Vivo Easy, que antes eram suportados pelo TU Go. O Tecnoblog questionou a operadora se ofereceriam alguma alternativa para quem possui algum desses planos e quando o app passaria a ter suporte a receber ligações, SMS e funcionar através de redes 3G ou 4G, mas a Vivo não respondeu.

E o Wi-Fi Calling?

O aviso informando o fim do TU Go dá a entender que o Wi-Fi Calling seria encerrado. No entanto, em um comunicado ao Tecnoblog, a Vivo informou que o serviço continuará funcionando, mas será chamado de Voz Wi-Fi.

Ainda no final do mês de março, os usuários que têm aparelhos com o recurso de Wi-Fi Calling nativo serão migrados gradativamente para o serviço Voz Wi-Fi, que conta com funcionalidades semelhantes às oferecidas pelo Vivo TU Go, sem alteração na experiência de uso do Wi-Fi Calling e na tarifação do serviço.

Vale notar que o Wi-Fi Calling é bem diferente do TU Go. Ele é mais prático porque é transparente ao usuário: as chamadas e SMS são feitas diretamente do discador e app de mensagem nativos do celular, sem que o usuário precise instalar um app.

No entanto, essa tecnologia é compatível apenas com determinados smartphones, como iPhones e alguns poucos modelos com Android; não funciona com sua linha se você tiver outro SIM card que não o seu; e não pode ser usada em outros dispositivos, como computadores ou tablets.

Enquanto isso, o TU Go virtualiza sua linha da Vivo, permitindo usá-la em até cinco dispositivos diferentes, mesmo em outro celular com SIM Card diferente. O requisito principal é a conexão à internet, que pode ser Wi-Fi ou 3G/4G, seja da própria Vivo ou de outra operadora. O app também permitia que qualquer celular Android fizesse chamadas por Wi-Fi, dispensando o suporte do dispositivo a Wi-Fi Calling.

Além da Vivo, a Claro e Porto Seguro Conecta também oferecem serviços de Wi-Fi Calling. A TIM deve lançar uma solução ainda em 2018.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados