Porto Seguro Conecta terá ligações por Wi-Fi no Android

Adeus, roaming: operadora da Porto Seguro, que utiliza a rede da TIM, oferece ligações ilimitadas pela internet

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas
wifi-calling-porto-seguro-2

A Porto Seguro anunciou nesta quinta-feira (31) que lançará a funcionalidade de Wi-Fi Calling de forma nativa, sem a necessidade de aplicativos, para usuários de Android. A notícia chega uma semana após a Vivo liberar o recurso para donos de iPhone. Com a novidade, será possível fazer e receber ligações utilizando uma conexão à internet, mesmo quando você estiver sem sinal de celular.

Assim como na Vivo, uma das vantagens do Wi-Fi Calling na Porto Seguro Conecta é evitar a cobrança das altas tarifas de roaming nacional e internacional. Com o recurso ativado, você faz ligações como se estivesse na sua área de registro — não há cobrança de adicional de deslocamento. Além disso, se ambas as partes estiverem telefonando por Wi-Fi, a qualidade do áudio tende a ser melhor que na rede tradicional.

Curiosamente, a Porto Seguro Conecta está anunciando o Wi-Fi Calling antes mesmo da TIM, que fornece a infraestrutura de rede da operadora virtual da seguradora. As ligações pela internet serão comandadas por uma rede IMS (IP Multimedia Subsystem) montada pela própria Porto Seguro, que já está sendo preparada para permitir chamadas VoLTE. Até o momento, nenhuma operadora brasileira suporta ligações telefônicas pela rede 4G.

wifi-calling-porto

Não haverá custo adicional para utilizar o Wi-Fi Calling da Porto Seguro Conecta, mas o recurso só estará disponível para assinantes dos planos Conecta+, que oferecem ligações ilimitadas para qualquer fixo ou móvel e custam de R$ 99,90 (1 GB de internet) a R$ 199,90 (10 GB de internet). Os clientes do Conecta100 ou Conecta+Simples, com franquia de 100 minutos ou tarifação avulsa para outras operadoras, não poderão habilitar a função.

Como o Android é uma plataforma fragmentada, o Wi-Fi Calling depende de parcerias com as fabricantes. A partir de 18 de abril, a Porto Seguro liberará o recurso para certos aparelhos da Samsung, incluindo Galaxy J2, J5, A7, S6, S7 e S7 Edge, desde que tenham sido adquiridos no varejo nacional ou na Conecta. Dispositivos comprados em outras operadoras ou no exterior têm ROMs diferentes e não receberão a atualização de firmware que ativa a função na fase de lançamento.

porto-wifi-galaxy-a7

A operadora já está conversando com Motorola, LG e Apple para habilitar o Wi-Fi Calling. Eu questionei se a Porto Seguro pretende oferecer chamadas por Wi-Fi por meio de aplicativo, como a Vivo faz com o TU Go, o que poderia expandir bastante o número de aparelhos suportados, mas a operadora afirmou que planeja habilitar o recurso apenas de forma nativa nos celulares.

Nos meus testes, com um Galaxy A7 e um chip fornecido pela Porto Seguro, as chamadas pela internet funcionaram da maneira esperada: foi possível fazer e receber ligações com boa qualidade de áudio, sem falhas, inclusive com o aparelho no modo avião, só com o Wi-Fi ativado, utilizando o discador nativo.

Não consegui habilitar o recurso numa conexão à internet específica, que bloqueava VoIP. Nessa rede, o Wi-Fi Calling da Vivo também não funcionou num iPhone 6s. Em ambos os casos, as chamadas ocorreram normalmente pela rede celular.

O legal do Wi-Fi Calling nativo é que ele opera de forma transparente. Basta habilitar a função e, enquanto você estiver conectado a uma rede Wi-Fi, receberá chamadas pela internet; se for desconectado, as chamadas passam a ser recebidas pela rede celular. No caso da Samsung, há um pequeno símbolo, do lado do indicador de sinal da operadora, que mostra quando o Wi-Fi Calling está ativado. Infelizmente, sem o VoLTE, ainda não há alternância de rede durante a chamada — se o Wi-Fi cair, você terá que refazer a ligação.

É válido lembrar que os meus testes foram realizados com a rede ociosa: o Wi-Fi Calling está habilitado apenas para alguns executivos da Porto Seguro e um pequeno grupo de jornalistas. Não sabemos como a rede se comportará quando a operadora ativar a função para os clientes da base, mas o superintendente da Porto Seguro Conecta, Tiago Galli, garantiu que a infraestrutura é escalável e está preparada para atender a “milhões de clientes”. Atualmente, a Porto Seguro tem 70 mil assinantes pós-pagos de celular (sendo 12 mil com 4G) e 300 mil de M2M, como equipamentos automotivos.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados