Galaxy S21 Ultra e iPhone 12 Pro Max passam por teste de queda

Os celulares premium da Samsung e da Apple foram jogados de alturas de até três metros; saiba qual deles se saiu melhor nos testes

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 12 Pro Max e Galaxy S21 Ultra passam por teste de quedas
iPhone 12 Pro Max e Galaxy S21 Ultra passam por teste de quedas (Imagem: Reprodução/EverythingApplePro)

O Galaxy S21 Ultra e o iPhone 12 Pro Max são dois dos smartphones mais poderosos da atualidade. Mas serão eles, também, resistentes o suficiente? Os celulares foram colocados lado a lado em um teste de queda pelo canal EverythingApplePro – o experimento considera desde situações que podem acontecer na vida real, como quando o celular escorrega das suas mãos enquanto você o utiliza na altura dos olhos, até alguns cenários mais remotos, em alturas maiores.

Vale ressaltar que não há exatamente uma validade científica neste tipo de teste – ele foi conduzido a mãos livres com pouco controle sobre a forma de queda dos dispositivos, e não representa necessariamente o comportamento dos smartphones em condições normais de uso. Entretanto, para quem curte ver aparelhos extremamente caros sendo danificados, até que rende um bom entretenimento.

Tela curva e seus contras

Apesar de se mostrar bastante resistente em alturas mais convencionais, a tela com Gorilla Glass Victus do Galaxy S21 Ultra não resistiu à maior altura testada (cerca de 3 metros). Com bordas curvas (ainda que menos proeminentes), o smartphone teve seu display parcialmente estilhaçado, o que inviabilizou também o uso do leitor de digitais ultrassônico embutido.

Da mesma altura, o iPhone 12 Pro Max com a proteção Ceramic Shield não teve nenhum dano em seu painel, quando jogado com o display para baixo. Entretanto, o vidro traseiro ficou totalmente comprometido quando jogado “de costas” para o chão.

O smartphone da Samsung se saiu melhor na resistência do revestimento da carcaça, apresentando apenas alguns arranhões nas molduras de alumínio. Em uma queda menor, porém, o S21 Ultra perdeu a tampa de uma das lentes da câmera traseira.

Há controvérsias…

Um outro teste de quedas conduzido pela CNET comparou o Galaxy S21 Ultra com seu “irmão” menor, o Galaxy S21. Você deve lembrar que um conta com traseira de plástico, enquanto o mais caro traz o revestimento em vidro.

Em uma queda de cerca de 1 metro com a traseira para baixo, o Galaxy S21 convencional apresentou apenas alguns riscos na parte inferior, sem danos à moldura das câmeras (em metal) e às suas lentes.

Já o S21 Ultra, nas mesmas condições, obteve rachaduras proeminentes no vidro traseiro e alguns amassados no módulo da câmera. Um cenário bem diferente do visto no experimento do EverythingApplePro.

Você pode conferir os testes da CNET na íntegra aqui.

Independentemente da sua conclusão ao ver estes registros, para quem já tem ou está pensando em adquirir um Galaxy ou iPhone recente, fica o conselho: uma boa capa pode ser um excelente investimento para conservar seu celular por muitos anos. 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados