Gmail adiciona Google Chat no Android para substituir Hangouts

Integração com Google Chat chega ao aplicativo do Gmail para Android a quem possui conta pessoal do serviço de e-mail

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Contas pessoais do Gmail ganham integração com Google Chat no app para Android (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Contas pessoais do Gmail ganham integração com Google Chat no app para Android (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Usuários de contas pessoais do Gmail começaram a receber o Google Chat no aplicativo de e-mail para Android. A novidade, ainda experimental e que requer ativação prévia nas configurações do app, adiciona uma nova opção para ter acesso ao serviço do Google para substituir o Google Hangouts. Até o momento, não se sabe quando a integração entre os serviços chegará ao iPhone (iOS).

As novas opções do serviço de e-mail foram reveladas em julho de 2020. Naquela época, o Google apresentou quatro abas na porção inferior do aplicativo, onde seria possível acessar o e-mail, Meet, Chat e Rooms diretamente pelo app do Gmail. A integração chegou no mês seguinte, mas restrita às empresas.

Recentemente, a mudança começou a dar as caras a quem possui contas pessoais (gratuitas) do serviço. Funciona assim: ao ativá-la, os usuários também passam a contar com as abas “Chat”, para substituir o Google Hangouts, e “Salas”, uma espécie de concorrente do Slack. A opção “Reuniões”, já existente há alguns meses, permanece.

A ativação das novas abas requer alteração nas configurações do aplicativo, conforme será explicado mais adiante, e ainda se encontra em testes. “Talvez você encontre bugs e outros problemas”, avisa o app durante a habilitação do recurso. “É possível restaurar a configuração de chat anterior a qualquer momento”.

A integração também está disponível para acesso antecipado na versão web do Gmail. Assim como o app para Android, o recurso requer ativação antecipada nas configurações do serviço.

Como ativar o Google Chat no Gmail para Android

Por ora, a integração do Google Chat com o aplicativo do Gmail para Android requer ativação prévia por parte do usuário. Em testes realizados pelo Tecnoblog nesta segunda-feira (5), foi possível realizar a habilitação na versão 2021.03.07.364486182 do app para Android. Saiba como ter acesso antecipado ao recurso a seguir:

  1. Atualize o aplicativo do Gmail pela Google Play Store;
  2. Acesse as configurações do aplicativo e escolha sua conta de e-mail;
  3. Em seguida, toque em “Chat (acesso antecipado)”;
  4. Leia o aviso “Testar o Google Chat no Gmail” que aparecerá na tela e confirme em “Testar”.

O aplicativo será reiniciado após a habilitação do recurso. Depois da reabertura, note que o app irá apresentar um tutorial onde explica a utilidade das duas novas abas encontradas na porção inferior. Também é possível desativar a integração ao reverter o procedimento anterior.

Com informações: 9to5Google e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados