Gmail ativa novo visual para usuários e se torna “Outlook do Google”

Nova interface do Gmail vai integrar Google Meet e Chat em um único lugar; atualização será liberada a partir de fevereiro de 2022

Bruno Gall De Blasi
Por
Gmail (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

A nova interface integrada do Gmail está prestes a ser liberada aos usuários. De acordo com o Google nesta segunda-feira (31), o layout que leva outros serviços ao cliente de e-mail, transformando-o em um “Outlook do Google”, será distribuído a partir de fevereiro. A atualização estará disponível em contas do Workspace e G Suite.

A novidade marcará a sua estreia após o anúncio feito em setembro. Naquela época, o Google anunciou uma atualização ao cliente de e-mail para transformá-lo em uma espécie de hub, característica que lembra um pouco o Outlook. Assim, a plataforma iria reunir diversas ferramentas do ecossistema da companhia em um lugar só.

O novo visual garante recursos diretamente pela plataforma web do Gmail. Ou seja, não é mais preciso abrir outra aba do navegador para acessar o Meet ou Chat, por exemplo. Basta acessá-los diretamente pelo cliente de e-mail. Com isso, o Google espera que os usuários tenham acesso rápido aos serviços de sua suíte de escritório.

“Nos próximos meses, você também verá resultados de e-mail e bate-papo ao usar a barra de pesquisa, facilitando a localização do que você precisa, eliminando a necessidade de pesquisar em um produto específico”, afirmaram.

Novo visual do Gmail será liberado em breve (Imagem: Divulgação/Google)
Novo visual do Gmail será liberado em breve (Imagem: Divulgação/Google)

Novo Gmail chegará a partir de fevereiro de 2022

O Google anunciou o calendário de atualização do novo design. A partir de 8 de fevereiro, os usuários vão receber um botão para testar a novidade. O acesso antecipado será informado por uma notificação ao abrir o serviço de e-mail. “Os usuários podem reverter para o Gmail clássico por meio das configurações”, afirmaram.

A mudança entrará em vigor a todos os usuários elegíveis em abril. Neste momento, os usuários que ainda não optaram pela atualização serão migrados à nova versão, mas poderão voltar ao “Gmail clássico”. A partir do fim do segundo trimestre, o novo visual tornará-se padrão e não haverá mais alternativa para retornar ao design anterior.

“Ao mesmo tempo, os usuários também começarão a ver a nova experiência de navegação simplificada no Chat na Web”, afirmaram. “Isso também significa que os usuários não terão a opção de configurar o Chat para ser exibido no lado direito do Gmail.”

Confira a lista dos tipos de contas elegíveis à atualização:

  • Workspace Business Starter, Business Standard e Business Plus;
  • Workspace Enterprise Essentials, Enterprise Standard e Enterprise Plus;
  • Workspace Education Fundamentals, Education Plus, Frontline e Nonprofits;
  • G Suite Basic e Business.

Ainda segundo a companhia, a atualização do Gmail não estará disponível para assinantes do Google Workspace Essenciais. 

Com informações: Google Workspace Updates Blog e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados