Google terá app Bolo em português para ensinar crianças a ler

Gratuito e sem anúncios, o Bolo deverá ser liberado pelo Google no Brasil ainda em setembro

Victor Hugo Silva
• Atualizado há 2 anos e 11 meses

O Google oferece desde maio o Bolo, um aplicativo que ensina crianças a ler. Desenvolvido com foco em crianças na Índia, ele suportava apenas inglês e hindi. Agora, a empresa revelou que o app ganhará dois novos idiomas: português e espanhol.

A atualização, que deverá ser liberada ainda em setembro, fará o Bolo ser útil para as crianças que estão aprendendo a ler em um dos quatro idiomas mais falados do mundo. Para mostrar os primeiros passos na leitura, o aplicativo conta com a Diya, uma espécie de tutora que guia as aulas.

Ela usa a mesma tecnologia do Google Assistente para acompanhar a leitura das crianças e ajudá-las a melhorar. Quando surgem dúvidas, a Diya consegue explicar o significado das palavras destacadas na tela do aplicativo.

O Bolo se baseia em histórias e jogos de palavras para ensinar as crianças a lerem. O aplicativo utiliza prêmios e selos virtuais para tornar a experiência mais parecida com a de um jogo e, como permite a criação de vários perfis, pode ser usado por mais de uma criança no mesmo aparelho.

Segundo o Google, testes feitos por três meses na Índia apontaram que 64% das crianças que utilizaram o app melhoraram sua leitura. Desde seu lançamento em março, ele foi usado por mais de 800 mil crianças que leram cerca de 3 milhões de histórias.

A empresa afirma que o objetivo do Bolo é atuar como um tutor para ajudar estudantes quando e onde precisarem. Por isso, o aplicativo é gratuito, não exibe anúncios e pode funcionar mesmo sem conexão com a internet.

Com informações: Google, Android Police.

Leia | Posso usar o Duolingo offline?

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.