Google Assistente envia áudio no WhatsApp através de novo comando
O Google Assistente pode ser utilizado também no iPhone, mas mensagem pelo WhatsApp só pode ser enviada por usuários Android
O Google Assistente pode ser utilizado também no iPhone, mas mensagem pelo WhatsApp só pode ser enviada por usuários Android
O Google Assistente comemora nesta segunda-feira (17) três anos da formação no curso de português, que foi quando começou a falar o nosso idioma em todos os smartphones Android compatíveis. Além do bolo de aniversário, a data traz um novo recurso que pode ser importante para muitas pessoas: usar o Google Assistente para enviar mensagem de áudio pelo WhatsApp.
A nova ferramenta pode ser acessada ao falar, por exemplo, “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João” ou “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João dizendo que estou a caminho”. Também é possível iniciar o comando ao pressionar o botão que volta para a tela inicial nos dispositivos, se o comando “OK Google” estiver desligado.
Em testes que fiz, o envio de mensagem de áudio no WhatsApp pelo Google Assistente funcionou normalmente, mas não conseguiu abrir o Telegram e nem o Messenger do Facebook para a mesma função – ambos contam com mensagem de áudio em formato semelhante ao WhatsApp. Ainda nos concorrentes do WhatsApp, é possível realizar uma chamada pelo Duo sem tocar na tela.
“Trabalhamos constantemente para trazer mais recursos ao Google Assistente, para assim torná-lo cada vez mais útil aos brasileiros em seu dia a dia, facilitando a realização de tarefas, por meio da voz e de forma personalizada”, diz Walquiria Saad, líder de parcerias de produto para o Google Assistente no Brasil. “Sabemos que o Brasil é o principal país na utilização de mensagens de áudio pelo celular. Esperamos que essa novidade reforce nosso compromisso de deixar a vida das pessoas ainda menos complicada e mais conveniente”, conclui.
Em pesquisa realizada pela Kantar, junto do próprio Google, o gigante das buscas afirma que o Google Assistente é utilizado ao menos três vezes por semana em 37% dos entrevistados brasileiros, com 21% dos participantes respondendo que utilizam o assistente pessoal todos os dias.