Google Chrome para Android testa forçar modo escuro em páginas da web
Recurso em testes no Android força sites a adotarem dark mode; Chrome prepara modo noturno no desktop e celular
Recurso em testes no Android força sites a adotarem dark mode; Chrome prepara modo noturno no desktop e celular
O Google Chrome está testando um modo noturno no desktop e celular que escurece a interface do navegador, mas isso não adianta muito se os sites continuarem com fundo branco. Sim, você pode instalar uma extensão no Windows, macOS e Chrome OS para resolver isso. E no Android? Aqui, haverá um modo que força as páginas da web a adotarem um dark mode.
O Chrome Canary foi atualizado esta semana no Android para incluir um recurso experimental chamado “modo escuro para conteúdo web no Android”. Basicamente, ele inverte as cores nas páginas da web: o que é branco fica preto e vice-versa.
Dessa forma, até mesmo sites sem dark mode nativo adotarão o design escuro. No computador, é possível instalar extensões como Dark Reader ou Dark Mode para resolver esse problema; no Android, o Chrome não tem suporte a extensões.
Claro, esse recurso nem sempre funciona muito bem. Por inverter as cores, ele pode deixar algumas páginas mais claras que o normal.
Os resultados foram bem aceitáveis no Google, Instagram e Twitter, mas deixaram a desejar no YouTube, Facebook e Tecnoblog — em nosso site, as imagens de destaque ficaram quase brancas!
É compreensível, já que se trata de algo experimental. O Google terá alguns meses para aprimorar o modo noturno em sites. Por enquanto, ele está disponível apenas no Android, mas talvez chegue ao iOS e ao desktop.
E quanto à interface do navegador em si? O Chrome Beta para Android tem um modo escuro, mas isso funciona atualmente só na versão 9 Pie. O dark mode também está em testes no Windows, macOS e Chrome OS.
Para ativar o modo escuro nas páginas da web, siga estes passos:
Com informações: 9to5Google.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}