O Google não gosta de sites “inseguros” e trata de deixar isso cada vez mais claro. Se você é usuário do Chrome, perceberá uma pequena mudança em breve: a versão 62, a ser lançada em outubro, avisará que a página não é segura sempre que você tiver que digitar qualquer coisa nela. Hoje, o navegador está na versão 60.

Quando você acessa uma página com HTTPS, está diante de um site que possui certificado SSL/TLS. Esse recurso, essencialmente, valida a identidade do site e criptografa as informações que o usuário recebe ou envia ao endereço. Na prática, os visitantes ficam mais protegidos. É por isso que o Google defende veementemente a adoção do recurso.

No Chrome, sites protegidos exibem um cadeado seguido da palavra “Seguro” no início da barra de endereços. Dependendo do tipo de certificado, o nome da instituição responsável pelo site aparece no lugar de “Seguro”. Páginas que usam apenas o HTTP, por sua vez, são identificadas com um ‘i’ dentro de um círculo. Clicando nele, você verá um aviso de que aquela página não é segura.

Há algum tempo que o Chrome passou a mostrar o aviso “Não seguro” em páginas HTTP que contêm campos para digitação de dados críticos, como senhas e números de cartão de crédito. Mas, com a atualização em andamento, qualquer tipo de informação que o usuário tiver que digitar será tratado como sensível. O alerta, portanto, vai aparecer mais vezes, principalmente em abas anônimas: nelas, a mensagem surgirá mesmo que o usuário não digite nada.

Desde abril que o Google fala em implementar essa mudança. Para alertar os administradores que ainda não migraram seus sites de HTTP para HTTPS, o Google Search Console começou a exibir, na semana passada, um aviso sobre o recurso.

Aviso de página insegura

Convém mesmo tratar a questão com certa urgência. Além de o aviso “Não seguro” eventualmente espantar usuários, a indexação da página no Google pode ser afetada, pois a tendência é a de que o buscador priorize páginas seguras. Há outro detalhe importante: a companhia já avisou que, em um futuro ainda não definido, passará a exibir a mensagem “Não seguro” em todos os sites sem HTTPS.

A boa notícia é que os certificados SSL/TLS estão com preços bastante acessíveis. Dependendo da aplicação, desenvolvedores podem recorrer ao Let’s Encrypt, projeto que fornece certificados gratuitamente.

Apesar disso, o número de páginas sem HTTPS deverá permanecer elevado por um bom tempo. O certificado pode até ser barato, mas dependendo da complexidade do site, a sua implementação exige bastante esforço.

Só para dar uma ideia simples dos cuidados necessários: o Google não trata uma página HTTP que passou a ser HTTPS como o mesmo endereço, logo, o link anterior (com https:// no começo) deve ser configurado para apontar automaticamente para o link novo (com https://). Se isso não for feito, a indexação no buscador poderá ser seriamente prejudicada.

Com informações: Wired

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados