Google Chrome vai esconder suas abas anônimas para ninguém julgar você

Novo recurso para Android trava abas anônimas do navegador quando elas não estiverem em uso; desbloqueio pode ser feito com biometria ou PIN

Paula Alves
Por
• Atualizado há 5 meses
Foto por Deepanker Verma/Pixabay
Google Chrome (Imagem: Deepanker Verma/Pixabay)

A opção de bloquear as abas anônimas após sair do Google Chrome finalmente chegará para Android. O recurso, que há meses estava sendo desenvolvido pelo Google, ainda não foi lançado publicamente, mas pode ser usado em celulares e tablets ao ter sua flag correspondente ativada.

Usuários do Android que costumam utilizar as abas anônimas do Google Chrome terão agora ainda mais segurança para realizar suas atividades. Ao deixar a navegação anônima em segundo plano para mexer em outros aplicativos ou programas, o sistema automaticamente bloqueará seu acesso, exigindo que o usuário use a autenticação biométrica ou o PIN para voltar a usá-la.

As abas anônimas já são famosas por apresentarem determinadas vantagens, como o não registro do histórico de navegação e os resultados de buscas gerais e não personalizados. Agora, a opção traz ainda mais proteção, impedindo que estranhos com acesso ao seu dispositivo não consigam ver o que você estava acessando.

Nessas situações, ao tentar bisbilhotar a aba anônima do Google Chrome que já estava aberta, a pessoa irá se deparar com o famoso logo cinza da navegação anônima do navegador e a exigência da biometria ou senha para avançar.

Como abrir uma Guia Anonima
Guia anônima no Google Chrome (Imagem: Reprodução)

Como proteger as abas anônimas do Chrome no Android

Apesar do recurso ainda não ter sido oficialmente introduzido no sistema, já é possível ativá-lo em celulares ou tablets que contam com as versões mais recentes do navegador. Para isso, siga os passos:

  1. Abra o Google Chrome e acesse o seguinte sinalizador chrome://flags/#incognito-reauthentication-for-android
  2. Ative a opção;
  3. Reinicie o navegador;
  4. Toque no ícone de três pontinhos;
  5. Acesse “Configurações”;
  6. Vá até “Privacidade e segurança”;
  7. Ative a opção “Bloquear abas anônimas após fechar o Chrome”.

Recurso estava há tempos em desenvolvimento

Já faz um tempo que o Google tem trabalhado nesse novo recurso para Android.

Assim como contamos aqui no Tecnoblog, em agosto do ano passado, menos de um mês após a mesma opção para iOS ter sido anunciada, o site Chrome Story já havia descoberto pelo Chromium Gerrit, um repositório de gerenciamento de projetos de código aberto, que o recurso estava em desenvolvimento.

Na época, a opção já era visível na versão do Chrome para desenvolvedores, o Chrome Canary, mas ainda não funcionava, mesmo após a ativação de sua flag.

Com informações: 9to5Google e Android Police

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados