Google desiste do Keen, sua rede social inspirada no Pinterest

Com o Keen, usuário podia salvar itens em boards temáticas e receber recomendações. Projeto fazia parte de incubadora para ideias experimentais.

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Keen
Projeto experimental serviu para Google melhorar sistemas de recomendação de outros serviços (Imagem: Divulgação / Google)

A rede social Keen, do Google, será encerrada no em 24 de março, e os usuários estão recebendo um aviso para exportar as informações salvas. A plataforma funcionava de maneira similar ao Pinterest, permitindo salvar itens, organizá-los por temas e receber recomendações com base neles. O setor responsável pelo produto foi quase extinto há um ano.

O Keen foi lançado em 2020, mas nunca chegou ao Brasil. A rede era experimental e fazia parte da Area 120, incubadora do Google para novas ideias. Mesmo antes do anúncio de encerramento, a plataforma já estava meio parada, sem receber grandes novidades desde dezembro de 2021.

O usuário podia criar boards temáticas para decoração, moda ou receitas, por exemplo. Em cada uma delas, dava para salvar diferentes tipos de conteúdo, como links, imagens, vídeos e anotações. O algoritmo do Google, então, usava aprendizagem de máquina para recomendar outras coisas similares. Se você já usou o Pinterest, sabe que a ideia é bem parecida.

Com o encerramento, quem quiserem preservar os itens salvos poderão baixar seus dados usando o Google Takeout, ferramenta que funciona para praticamente todos os serviços da empresa. A empresa diz que o Keen serviu para entender melhor como sistemas de recomendação podem ajudar em interesses da vida real.

Google cortou custos e projetos

O cancelamento do Keen provavelmente tem a ver com as demissões em massa e os cortes de investimentos que o Google vem fazendo nos últimos anos.

Em setembro de 2022, a companhia dispensou grande parte dos funcionários da Area 120. Segundo relatos internos, ficaram menos de 100 empregados no setor.

Em janeiro de 2023, em meio à demissão de 12 mil pessoas de todas as áreas da empresa, a incubadora foi quase encerrada. O número de funcionários restantes não veio à tona, mas segundo informações de bastidores, apenas três projetos foram mantidos.

Com informações: 9to5Google, Android Police

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados