Início / TB Responde / Internet /

Google Takeout: como baixar os seus dados [backup]

Saiba como usar o Google Takeout e baixar uma cópia de todos os seus dados que estão armazenados no Google

Melissa Cruz Cossetti

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Se você acessa os produtos do Google como Gmail, YouTube, Fotos e Google Drive com uma “Conta Google” certamente tem um volume monstruoso de dados captados pela gigante de busca e armazenados no seu perfil de usuário. Você pode ver quais informações a empresa guarda sobre você, exportar e baixar usando o Google Takeout. Caso queira também apagar todo esse conteúdo, veja os tutoriais abaixo.

Baixar seus dados não significa que sua conta será excluída após o download. Caso seja essa a sua intenção, faça o backup e veja como excluir sua conta definitivamente.

Como fazer backup da sua Conta Google

Para iniciar o backup, você vai precisar solicitar um pacote de arquivos com seus dados pessoais. Isso é feito por meio do Google Takeout, a central do Google para backup.

Como baixar todos os seus dados no Google Takeout

Google Takeout

  1. Acesse a página (takeout.google.com);
  2. Escolha quais produtos* Google serão incluídos no backup;
  3. Talvez seja necessário fazer login na sua Conta do Google;
  4. Clique em “Próxima” ao final da página;
  5. Escolha o “Tipo de arquivo” (.zip ou .tgz) e o tamanho do arquivo;
  6. Arquivos .zip podem ter de 2 GB a 50 GB (arquivos maiores serão divididos);
  7. Escolha o método de envio dos dados (e-mail, Drive, Dropbox, OneDrive ou Box).

Tamanho Arquivos Google Takeout

*Produtos descontinuados, como o Orkut, não permitem mais recuperação de dados.

Depois que for gerado, você receberá um e-mail um link para que possa fazer o download para seu dispositivo pessoal. Você terá uma semana para baixar tudo.

A criação de arquivos grandes pode demorar bastante (horas ou talvez dias). Você receberá tudo por e-mail, não se preocupe com isso. A maioria das pessoas recebe o link para download do arquivo de dados no mesmo dia em que o solicita.

Seus arquivos no Google expiram em 7 dias

Seu arquivo expira em sete dias. Após esse período, você terá que fazer uma nova solicitação de dados e criar um novo arquivo com suas informações atuais (lembrando que você continua usando os serviços do Google, então terá dados novos).

Ter um arquivo expirado não significa que você perdeu o acesso a eles. Só é possível, porém, fazer o download de cada arquivo por até cinco vezes. Depois, solicite outro.

Backup de vídeos do YouTube no Google Takeout

O formato dos vídeos do seu YouTube vai depender de quando você fez upload. Se foi há menos de seis meses atrás, é feito no formato original. Se há mais de seis meses, o download é feito no formato original ou como MP4 com vídeo H264 e áudio AAC.