Google Drive prepara opção para organizar arquivos por assunto

Código do aplicativo do Google Drive para Android vem recebendo trechos relacionados a recurso de classificação de arquivos

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Drive (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Categorias do Google Drive devem chegar para todos os usuários (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Uma análise do código do app do Google Drive para Android sugere que a empresa está preparando uma ferramenta para organizar os arquivos em categorias. Seriam 12 opções para classificar documentos, planilhas, imagens e o que mais estiver no armazenamento.

A descoberta foi feita pelo blogueiro conhecido como AssembleDebug, do TheSpAndroid. No post sobre o assunto, o analista diz que o Google vem, desde janeiro, colocando continuamente novos códigos relacionados à ferramenta. Segundo a publicação, as categorias serão diferente das etiquetas, que já estão disponíveis para usuários do Google Workspace.

Tela do app do Google Drive para Android com 12 categorias
Categorias seriam predefinidas (Imagem: Reprodução / TheSpAndroid)

No caso das etiquetas, os administradores são responsáveis por criá-las, e os usuários apenas aplicam a seus arquivos. Já as categorias são predefinidas: carros, banco, despesas, casa, documentos de identidade, seguros, arquivos médicos, pets, escola, impostos, viagens, trabalho.

As categorias devem ficar na página inicial do aplicativo do Drive, facilitando o acesso ao que é mais importante. Segundo o TheSpAndroid, o usuário poderá escolher quais serão exibidas ao abrir o app. Apesar de a novidade só ter sido vista no código do app para Android, a publicação acredita que ela estará disponível também no iOS e na web, com acesso liberado para usuários dos planos gratuitos e pagos.

Google Fotos também organiza documentos

Aparentemente, alguém no Google decidiu que era hora de acabar com a bagunça dos usuários. Além de preparar categorização para arquivos no Drive, a empresa lançou um recurso do mesmo tipo para prints e imagens de documentos armazenados no Google Fotos. Ele funciona automaticamente, usando inteligência artificial.

Assim como no futuro recurso do Google Drive, a classificação no Fotos tem opções predefinidas: prints, livros e revistas, eventos, documentos de identidade, anotações, pagamentos, recibos, receitas e cardápios, e social. O recurso foi anunciado em novembro de 2023 e está sendo liberado gradualmente, nos apps para Android e iOS. Além disso, o aplicativo vai agrupar fotos semelhantes, para facilitar a limpeza da galeria.

Com informações: TheSpAndroid, Android Police, 9to5Google

Receba mais sobre Google Drive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados