Google detalha plano para evitar novo “desastre” do WebView no Android

Falha no WebView causou travamento em aplicativos para Android, como Amazon, Google, Gmail, Twitter e outros, no fim de março

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apps no Android (Imagem: Rami Al/Unsplash)

Apps no Android (Imagem: Rami Al/Unsplash)

No fim de março, uma falha fez com que o Gmail, Twitter e outros apps para Android fechassem repentinamente ao serem executados. Agora, o Google busca meios para evitar que o incidente ocorra novamente. É o que mostra um plano da companhia revelado recentemente para conter novos problemas com o WebView.

O plano visa fortalecer o recurso responsável por exibir páginas da web dentro de aplicativos. Ao todo, o plano traz cinco pontos para impedir que o incidente se repita. No primeiro tópico, o Google informa que pretende auditar o WebView e suas dependências relacionadas para prontidão de produção.

A segunda medida está relacionada à implementação de um modo de segurança, o que permitiria reverter a configuração em caso de alguma falha, por exemplo, para um estado mais estável. Em terceiro lugar, o planejamento espera melhorar a testabilidade de experimentos e o processo de implementação de novidades.

O Google ainda quer agilizar os mecanismos de atualização do WebView e do Chrome através da Play Store. Por fim, o plano planeja uma comunicação melhor durante incidentes com os usuários e parceiros sobre o impacto e o status de resolução.

“O Google está comprometido em melhorar de forma rápida e contínua nossa tecnologia e operações para evitar interrupções no serviço”, disseram. “Agradecemos sua paciência e pedimos desculpas novamente por qualquer impacto em sua organização”.

Apps em um celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

Apps em um celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

Apps travam no Android após falha no WebView em março

A iniciativa é uma resposta ao incidente ocorrido em março. Na noite do último dia 22, uma falha no WebView impossibilitou o acesso ao Gmail e outros aplicativos para Android. Ao abri-los, os usuários eram recepcionados pelo aviso “[nome do app] apresenta falhas continuamente”.

Na época, os usuários tiveram de remover as atualizações recentes do WebView para evitar o fechamento repentino dos aplicativos. Pouco depois, na madrugada de 23 de março, o Google liberou atualizações para o WebView e Chrome, a fim de solucionar a falha. As novas versões dos serviços foram disponibilizadas na Google Play Store.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados