Google Docs libera reações com emojis nos comentários dos documentos

Em vez de escrever uma mensagem completa, agora você pode responder a comentários no Google Docs com um simples emoji de "joinha"

Murilo Tunholi
Por
Google Docs em um iPhone (Imagem: Tecnoblog)

O Google Docs agora permite comentar textos usando os emojis do Android. Com a nova função, é possível deixar reações informais ao longo dos documentos, além dos tradicionais comentários. Em vez de escrever uma mensagem inteira dizendo que gostou de uma ideia, você pode responder apenas com um “joinha” ou com um “fogo”, por exemplo.

O recurso de comentar textos com emojis funciona da mesma forma que os comentários por texto. Basta selecionar um trecho do documento e clicar no símbolo dos emojis que aparece no canto direito da tela. As reações mais usadas são mostradas no topo, mas é possível procurar por figuras específicas pela ferramenta de busca.

O catálogo de emojis está atualizado na versão mais recente até o momento — a 14.0. Há centenas de reações disponíveis, incluindo emojis com diferenciação de gênero e tom de pele. Assim como nos celulares, as preferências para cada emoji ficam salvas no perfil do usuário.

As configurações dos emojis no Google Docs são compartilhadas com o Google Chat — ou seja, “quaisquer preferências definidas em um aplicativo serão refletidas no outro”, segundo o gigante das buscas. Vale mencionar que a função de emojis é ativada por padrão e não pode ser desabilitada.

Emojis no Google Docs (Imagem: Divulgação/Google)

Recentemente, o Google também adicionou os emojis às chamadas de vídeo pelo Google Meet. É provável que as reações apareçam em mais plataformas do Google Workspace, no futuro.

Emojis no Google Docs são liberados aos poucos

Por enquanto, o recurso de emojis está disponível apenas na versão para navegadores web do Google Docs. A função é liberada aos poucos e pode demorar até o final de abril para aparecer em todos os computadores. As reações podem ser usadas por membros do Google Workspace nos seguintes planos:

  • Essentials;
  • Business Starter;
  • Business Standard;
  • Business Plus;
  • Enterprise Standard;
  • Enterprise Plus.

Usuários dos planos Enterprise Essentials, Education Fundamentals, Frontline e G Suite Basic não podem usar os emojis.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados