Google Drive recebe novo visual e chips ganham novos recursos

Serviço de nuvem do Google recebe atualização do Material You 3 em todos os recursos; design do Drive fica mais idêntico ao Gmail

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 meses
Google Drive (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Google Drive (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google está atualizando o visual do Drive para Workspace. A nova interface do serviço de armazenamento em nuvem adotará o Material You 3, sistema de design open-source. O Google também anunciou melhorias para os chips, recurso que permite integrar ferramentas nos documentos.

A atualização será libera gradualmente aos usuários nas próximas semanas. Os recursos incluídos no Google Drive, Docs, Sheets e Slides, também ganharão um upgrade no visual. O novo design será mais parecido com o adotado pelo Gmail para Workspace no fim de 2022.

Novo visual do Google Drive no Workspace

O novo design do serviço de armazenamento em nuvem do Google é baseado no Material You 3, criado pela própria empresa e usado também no Gmail profissional. As principais mudanças são a adoção de botões mais arredondados, novos filtros de busca e botões de atalhos na visualização em lista dos arquivos.

O botão “Novo”, no canto superior esquerdo da tela, que permite acessar um menu para criar novos arquivos ou pastas, deixará o formato oval. Na atualização, ele seguirá o padrão do botão “Escrever” do Gmail: quadrado com bordas arredondadas. Esse é o design mais adotado pelas empresas de tecnologia recentemente.

Novo visual do Google Drive deixa serviço de armazenamento em nuvem mais similar ao Gmail (Imagem: Reprodução/9to5Google)
Novo visual do Google Drive deixa serviço de armazenamento em nuvem mais similar ao Gmail (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Na parte superior da área de listagem dos arquivos, o Drive ganhará novas ferramentas de filtro. Esses recursos deixarão mais prático a maneira de encontrar documentos.

O Google não chegou a mostrar em seu comunicado, mas o site 9to5Google revelou os botões de atalho da visualização em lista. Ao passar o cursor do mouse por cima de um arquivo, o usuário terá acesso aos atalhos “compartilhar”, “baixar”, “renomear”, “adicionar com estrela” e acessar mais configurações (clicando nos três pontinhos verticais). Hoje, esses botões são acessados clicando com o botão direito do mouse sobre um documento.

Novos atalhos na visualização dos arquivos em lista (Imagem: Reprodução/9to5Google)
Novos atalhos na visualização dos arquivos em lista (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Chips mais inteligentes e novidade para os programas

Os chips terão as seguintes novidades na atualização do Google Docs:

  • linkar uma localidade com o Google Maps;
  • incluir datas com comandos do tipo “amanhã” e “hoje;
  • financeiro, permitindo visualizar ações de empresas, cotações de moedas e outras funções;
  • cronômetro, para os usuários praticarem tempos de leituras.

Outra função divertida que os novos chips trarão é a votação por emojis. Por exemplo, uma alteração em um documento pode ser votada com reações de emojis. Os resultados podem ser linkados a uma tabela.

Novo visual da barra de ferramentas e botão compartilhar (Imagem: Divulgação/Google)
Novo visual da barra de ferramentas e botão compartilhar (Imagem: Divulgação/Google)

A mudança de visual no Docs, Sheets e Slides deixará os comentários em um fundo mais claro. O botão de compartilhar e a barra de ferramentas, sem muitas surpresas, serão arredondadas.

Com informações: 9to5Google

Receba mais sobre Google Drive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados