Google Duplex na web, que usa IA para aplicar cupons e pagar compras, é encerrado
Google optou por descontinuar versão da ferramenta lançada em 2019; recursos do assistente não terão mais suporte a partir de dezembro de 2022
Por meio de um aviso publicado em sua página de suporte, o Google anunciou ter encerrado o Google Duplex na web, uma versão do seu assistente pessoal que automatizava tarefas em sites. Lançado em 2019, o recurso usava inteligência artificial para ajudar usuários na compra de ingressos no cinema e na aplicação de cupons de desconto em lojas, por exemplo.
Anunciado na conferência Google I/O de 2019, o Google Duplex na web nasceu como uma variante do Google Duplex, um recurso desenvolvido pela empresa que faz o Google Assistente agir como um humano ao telefone.
Ainda em funcionamento (apenas a versão para web foi descontinuada), o assistente consegue realizar algumas atividades no lugar do usuário, como agendar uma reserva em um restaurante e até marcar um horário de corte de cabelo.
Parecida com a original, a versão para sites surgiu pouco tempo depois, disponibilizando novas funções, só que dessa vez em endereços eletrônicos.
Graças a ela, se tornou possível fazer pedidos em sites de restaurantes, alterar senhas, aplicar cupons de desconto e até fazer check-in no voo de uma companhia, tudo de maneira automatizada.
Recentemente disponibilizadas no Brasil, as ferramentas chegaram por aqui em versões incompletas. Dentre as funcionalidades não liberadas estava a reserva automática em estabelecimentos via telefone, uma das mais populares entre os usuários desde que a tecnologia foi anunciada.
Google quer priorizar recurso para telefone
Ao TechCrunch, um porta-voz do Google disse que a descontinuidade da ferramenta está ligada à resposta que a empresa vem tendo de seus usuários e desenvolvedores em relação à popularidade e melhorias do recurso.
“Até o final deste ano, desativaremos o Duplex na Web e nos concentraremos totalmente em fazer avanços de IA para a tecnologia de voz Duplex, que mais ajuda as pessoas todos os dias”, esclareceu o funcionário.
Apesar da declaração, é de supor que outros fatores também estejam ligados ao encerramento da versão. Dentre eles, o próprio uso excessivo de recursos que a ferramenta na web necessita – e que podem ser facilmente bloqueados por alguns endereços eletrônicos.
Além disso, recentemente, um relatório do The Information trouxe à tona que o Google estaria cortando recursos do Assistente, especialmente no que diz respeito a dispositivos de terceiros.
Com informações: TechCrunch, 9to5Google e Google
Leia | Como desativar seu histórico de localização do Google [de verdade]