Google explica falha que derrubou Gmail, YouTube e mais
Google menciona problema interno de armazenamento; Gmail, YouTube, Drive, Agenda, Maps e diversos outros ficaram fora do ar
Google menciona problema interno de armazenamento; Gmail, YouTube, Drive, Agenda, Maps e diversos outros ficaram fora do ar
O Google assustou milhões de usuários nesta segunda-feira (14) que não conseguiam acessar diversos de seus serviços, incluindo Gmail, YouTube, Drive, Agenda, Maps, Meet e diversos outros. A empresa afirma que teve tudo isso aconteceu devido a um problema no sistema de login dos usuários; a pane durou quase uma hora, mas foi resolvida.
O comunicado ao Tecnoblog explica o seguinte: “hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento”.
Como o sistema de autenticação ficou fora do ar, “os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período”. De acordo com a empresa, esse erro foi resolvido às 9h32. “Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro”, diz a nota.
A maioria dos serviços deixou de funcionar. O Gmail não carregava na versão web e dizia que “sua conta está temporariamente indisponível”; isso faz mais sentido agora que o Google confirmou a falha no sistema de autenticação. É algo que também pode explicar o comportamento curioso do YouTube: ele ainda abria vídeos no modo anônimo do navegador, por exemplo.
Os sites do Google Drive, Fotos, Meet, Agenda e Play Store davam o erro 500 (erro interno de servidor). O Docs, Sheets e Slides pediam para recarregar a página ou tentar de novo mais tarde.
O painel de status do Workspace confirmou a falha nos seguintes serviços: