Se você pretende começar a fazer exercícios físicos ou, se já é praticante, aumentar a intensidade deles, o Google pode te dar uma força: nesta terça-feira (28), a companhia liberou o Google Fit, um app focado em saúde e atividades esportivas.
O aplicativo te ajuda a mensurar o seu desempenho em várias modalidades, especialmente corrida, caminhada e bicicleta. Em qualquer uma delas, você pode calcular o tempo de duração da atividade esportiva, a distância percorrida, o número de passos dados (quando for o caso) e assim por diante.
Os dados obtidos são registrados em sua conta no Google e, posteriormente, podem ser usados para você avaliar a sua performance ao longo da semana ou do mês.
Para deixar as estimativas mais precisas, você pode cadastrar metas diárias e informar dados como altura e peso, por exemplo. Se o objetivo é emagrecer, este último parâmetro pode ser atualizado diariamente para você acompanhar o seu progresso ao longo dos últimos dias.
Como complemento, o Google Fit suporta dispositivos baseados no Android Wear. Você também pode usá-lo em conjunto com um dispositivo que fornece dados de seus batimentos cardíacos, aumentando ainda mais a precisão das avaliações.
O aplicativo é leve e de fácil utilização. Para completar, tem a vantagem de ser gratuito. Mesmo assim, é provável que usuários mais assíduos ou experientes no assunto continuem adeptos de apps que têm mais tempo de mercado.
O Endomondo, por exemplo, é muito mais completo, embora a totalidade de seus recursos só esteja disponível para usuários pagantes (no Brasil, o plano custa R$ 8,45 por mês ou R$ 67,27 por ano).
Assim como as opções já conhecidas do mercado (incluindo o Health do iOS), o Google Fit gera relatórios em gráficos de fácil compreensão, o que é ótimo: quando o usuário consegue visualizar a evolução de suas atividades, tende a tentar se superar, o que o faz ficar engajado nos exercícios.
Vale destacar que o Google FIT foi anunciado na última conferência I/O como uma plataforma focada em saúde e condicionamento físico. Além do app, o site oficial já está funcionando.
O app em si está disponível para Android 4.0 ou superior. Não há previsão de lançamento para outras plataformas.
Com informações: The Next Web